13º Salário: Pagar Dívidas, Fazer Compras ou Investir?

Estamos chegando na reta final do ano, e com isso sabemos e aguardamos o tão esperado 13º salário. Um dinheirinho extra que chega em um bom momento, até por é no fim de ano onde as pessoas tendem a gastar mais, seja com presentes, ceia de natal ou viagens. 

Publicidade

Contudo, precisa-se levar em consideração que uma boa parte dessas pessoas necessita pensar nas suas despesas de início de ano, antes mesmo de gastar esse dinheiro. Resultando em um uso mais consciente desse recurso. 

O problema é que, atualmente, muitas pessoas acabam contando com esse dinheiro para pagar dívidas que fizeram ao longo do ano ou, em alguns casos, para fazer novas dívidas, situação que demonstra que essa pessoa está gastando mais do que a sua renda permite.

 

Leia também: Como conquistar estabilidade financeira 

 

13º Salário(Imagem: Google- Images)

 

13º SALÁRIO PARA AS COMPRAS DE FIM DE ANO

Muitas pessoas devem utilizar o dinheiro do 13º salário para fazer compras no final do ano. O que não é comportamento errado, desde que isso esteja programado no orçamento. 

Ou seja, a melhor maneira de planejar o gasto desse dinheiro é escolhendo uma época do ano, geralmente são os primeiros meses. Assim, a pessoa pode tentar inserir os gastos com a ceia de natal, presentes e viagens no orçamento mensal para não precisar contar com o dinheiro do 13º salário. 

E consequentemente, também poderá destinar esse dinheirinho extra no final do ano para a realização de algum sonho futuro, sem que passe por “perrengues” e fique com dívidas. 

 

QUITAÇÃO DE DÍVIDAS COM O 13º SALÁRIO

Os endividados geralmente enxergam o 13º salário como uma solução para os problemas, mas considere-se que ele não é a “luz no fim do túnel”. Até porque como falado anteriormente, as pessoas devem tentar encaixar os seus compromissos financeiros dentro do orçamento mensal.

Nesse sentido, é necessário fazer as contas antes de usar o dinheiro do 13º salário para pagar dívidas. Uma boa dica é pesquisar qual é o valor total dos débitos, as taxas de juros, os prazos e todas as informações disponíveis.  Desse ponto em diante é possível tentar uma negociação junto aos credores ou, até mesmo, quitar essa dívida com o dinheiro do 13º salário para acabar de vez com o problema.

 

POUPANÇA E INVESTIMENTO

Há pessoas estagnadas em uma “zona de conforto”, isto é, não possuem dívidas, mas também não possuem reservas financeiras. Para esses, um alerta é para que tenham consciência, pois um pequeno deslize pode gerar um endividamento ou, até mesmo, a inadimplência.

Cada pessoa deve utilizar o seu 13º salário da forma que entender como mais coerente, contudo, há importância de se guardar parte desse dinheiro. Dessa forma, é possível realizar mais sonhos em um futuro próximo ou distante.

Os investidores, mesmo os iniciantes, têm como a melhor opção investir o dinheiro do 13º salário para atingir mais rápido os seus objetivos, sejam eles quais forem. Afinal o dinheiro extra é sempre muito bem-vindo, desde que utilizado com educação financeira.

E aí, já tem uma ideia de qual será o destino do seu 13º salário? Só não vale gastar tudo de uma vez, como se não houvesse amanhã. Porque tem! 

 

Leia também: Economizar X Investir: Organize sua vida financeira

 

Temos muitas outras dicas como essa, acesse nossas categorias de Curiosidades e Finanças.

 

Picture of Ana Silva
Ana Silva
Sou Ana Silva, economista com um Mestrado em Economia e uma paixão por descomplicar o mundo das finanças. Meu objetivo é ajudá-lo a entender investimentos, orçamento pessoal e planejamento financeiro.