6 Erros que podem Atrapalhar a sua Prosperidade Financeira

Vamos falar sobre prosperidade financeira? Quando você está começando a organizar as suas finanças, você pode acabar tomando algumas decisões não muito boas. Entretanto, é importante ter em mente que as escolhas que você faz hoje e os hábitos que você forma agora podem prejudicar ou contribuir com todo o resto da sua jornada por uma vida próspera.

Publicidade

Aqui abaixo listamos alguns erros pouco comentados que muitas vezes as pessoas cometem e nem mesmo percebem que isso pode estar atrapalhando o seu progresso.

 

1. Buscar conforto ao invés de liberdade

A busca pelo conforto é o maior inimigo da prosperidade. O conforto é um objetivo pequeno e relativamente fácil de ser alcançado se comparado a verdadeira abundância financeira.

A classe média se mantém estagnada pois almeja apenas o conforto, e quando é conquistado ele acaba com as ambições de crescimento.

A verdadeira riqueza é conquistada quando se busca pela liberdade e abundância tamanha que o dinheiro não dependerá mais de seus esforços.

 

Prosperidade FinanceiraImagem: (Unsplash)

 

2. Depender de apenas uma fonte de renda

Não importa quanto você recebe por mês no seu emprego, ou quanto o seu negócio fatura todo ano, nunca dependa de apenas uma fonte de renda.

Mesmo aqueles que contam com um salário acima da média, caso não tenham outras fontes de renda, podem se ver falidos caso percam o emprego, pois as pessoas costumam subir seu custo de vida conforme o seu salário e nem sempre conseguem se recolocar no mercado de trabalho nas mesmas condições de antes.

Para conquistar a liberdade financeira você deve fazer investimentos que te proporcione um rendimento alternativo e independente da sua fonte de renda principal. Você pode investir em ações que pagam bons dividendos, comprar cotas de fundos imobiliários ou investir em imóveis para locação, entre outras possibilidades. 

Leitura complementar: Já pensou em ter o seu negócio próprio?

 

3. Se comparar com os outros

De acordo com os dados do IBGE de 2020 a renda média do brasileiro foi de R$1.380.

Comparar as suas finanças com a dos outros é um sinal de que você dificilmente alcançará a prosperidade. As pessoas costumam comparar a sua situação com as pessoas ao seu redor para sentir-se confortáveis pois estão “em melhor condição”.

As finanças de outras pessoas não pagarão suas contas, não financiará sua aposentadoria e não lhe proporcionarão paz de espírito. Não compare suas finanças com as de outra pessoa.

 

4. Economizar sem objetivo

Economizar sem ter um plano definido pode tornar esse hábito muito mais difícil, pois o dinheiro que fica parado na sua conta sempre encontra uma emergência para financiar. Quando você tem em mente um objetivo claro para as suas economias, o ato de poupar e investir se torna um hábito permanente na sua vida.

Quando economizamos sem um objetivo estamos agindo melhor do que aqueles que gastam cada centavo que tem em mãos, porém a falta de um plano torna esse hábito um fardo mais pesado e em um momento de indisciplina você pode acabar gastando todo o dinheiro poupado até então.

Leitura complementar: Economizar vs. Investir

 

5. Investir sem conhecimento

Com a poupança rendendo algo em torno de 0,25% ao mês (na data da publicação desse artigo), você levaria aproximadamente 3 anos para aumentar seu dinheiro em apenas 10%.

Atualmente com a popularização dos investimentos entre os brasileiros, podemos encontrar alternativas tão seguras quanto a poupança que podem oferecer uma rentabilidade muito melhor, como é o caso do tesouro direto.

Porém, mais importante do que a rentabilidade das suas economias é o seu conhecimento sobre o assunto. Dessa forma, de nada adianta ter o dinheiro para investir se você não sabe o que fazer com ele, você pode acabar com um investimento que não te traz a melhor rentabilidade ou assumindo mais risco do que o necessário.

Com a enorme quantidade de informação disponível hoje na internet, adquirir esse conhecimento está ao alcance de qualquer pessoa.

Leitura complementar: O que você Deveria Saber antes de Investir na Bolsa de Valores

 

6. Gastar para impressionar

Um dos maiores vilões da prosperidade é o consumismo descontrolado. As pessoas muitas vezes acabam comprando coisas que elas não precisam apenas para impressionar os outros ou não se sentirem inferiores no seu meio social. Não é difícil encontrar pessoas que estão sempre apertadas, nunca tem dinheiro sobrando, mas tem um celular de última geração.

Quando você gasta o seu dinheiro apenas para chamar atenção de desconhecidos ou impressionar seus vizinhos ou colegas de trabalho, você está destruindo o seu futuro por motivações erradas.

As pessoas com a mentalidade da prosperidade não tentam impressionar ninguém, elas estão em busca da liberdade financeira.

Picture of Pedro Martins
Pedro Martins
Comecei minha jornada de investimento aos 18 anos e, ao longo dos anos, construí um portfólio diversificado. Meu objetivo é compartilhar meu conhecimento sobre investimentos, negociação de ações e desenvolvimento de riqueza.