Como se acostumar com a vida de investidor

Nós já falamos bastante aqui no Missao Investimento sobre como economizar dinheiro para se tornar um investidor. Embora seja um tema importante e muitas pessoas ainda precisem dessa informação. Aqueles que já começaram essa jornada e estão nos seus primeiros meses podem se sentir um pouco perdidos, talvez, sentindo que não estão progredindo.

Publicidade

Construir riqueza pode ser um processo lento e trabalhoso, e não é incomum estar fazendo tudo certo, mas sentir que não está fazendo nenhum progresso. Existe alguma coisa que você possa fazer para acelerar seu processo de construção de riqueza? No artigo de hoje vamos te dar algumas dicas que podem te ajudar nesse momento.

 

Investidor, verifique seus saldos com menos frequência

Ver seus investimentos crescerem é como ver a grama crescer. Se você ficar olhando para eles, vai parecer que não está crescendo, mas se você verificar de vez em quando o crescimento vai parecer muito mais rápido.

“Investir deve ser mais como ver a tinta secar ou assistir a grama crescer. Se você quer adrenalina, pegue $800 e vá para Las Vegas.” – Paul Samuelson

Isso não significa que você deve negligenciar suas contas de investimento. Todos devem saber onde estão em relação aos seus objetivos financeiros, mas não é necessário verificar seus saldos todos os dias.

vida de investidor
(imagem: Pexels | Mateusz Dach)

Às vezes tudo que você precisa é de tempo

Se você estuda sobre investimentos com frequência, adota bons hábitos financeiros na sua vida e mesmo assim se sente estagnado. Às vezes, o único ingrediente que está faltando é tempo.

Sempre há espaço para melhorias, mas você pode chegar a um ponto em que atinge um platô. Você está economizando dentro do seu planejamento, todos os seus investimentos estão onde deveriam estar e você está no caminho certo para atingir suas metas financeiras. Nesse ponto talvez você se pergunte, o que eu preciso fazer agora?

No início de sua jornada financeira, houve muito trabalho prático e árduo envolvido. Então, depois de um tempo, sua vida financeira se torna automatizada.

É como uma longa viagem de carro, você se planeja, se prepara, verifica se tudo está certo e se não está esquecendo nada. Você ainda tem algum trabalho lidando com o trânsito da cidade a fim de alcançar a rodovia. Em seguida, basta manter a velocidade constante até alcançar o seu destino.

Conselhos para investidores iniciantes

 

Existem atalhos na vida do investidor?

Infelizmente, não existem códigos de trapaça para construir riqueza na vida como há no video game. 

Porém, é possível que algumas pessoas tentem te vender algum método infalível durante esse processo. Você sente como se todos ali estivessem fazendo dinheiro, menos você. Esse sentimento se chama “FOMO” – do inglês, Medo de ser deixado de fora. Mas acredite, na maioria das vezes, eles só querem te vender mesmo. Assim sendo, lembre-se, não existem atalhos.

Se mantenha firme durante esse período de acumulação lenta e constante do início. Não vá atrás de nada que prometa retornos garantidos ou que tenha mais risco do que você pode tolerar.

4 hábitos para aprender com os milionários

 

Considerações Finais

Nunca se esqueça o por que você está fazendo o que está fazendo. Por que você quer construir riqueza? E o que você vai fazer com isso depois de atingir o nível desejado de sucesso? Se você não tiver um plano específico, pode parecer difícil trabalhar em direção a metas financeiras.

As pessoas bem-sucedidas são motivadas. Elas têm objetivos e aspirações bem definidos e geralmente sabem exatamente o que querem realizar. Elas sabem que passos vão dar para alcançar seus objetivos e reconhecem que pode ser um processo longo e difícil. Porém continuam buscando o sucesso de qualquer maneira.

Picture of Laura Ferreira
Laura Ferreira
Sou a Laura Ferreira, consultora financeira certificada. Com mais de 15 anos de experiência no setor financeiro, minha especialidade é o planejamento de aposentadoria, gerenciamento de dívidas e economia de dinheiro.