Liberdade financeira é algo que todos nós desejamos, e certamente o jeito mais fácil de chegar lá é organizando suas finanças. Mas o que é exatamente essa liberdade financeira que tanto buscamos? Para a maioria das pessoas, isso significa ter dinheiro suficiente para viver de forma confortável, sem se preocupar com cada real gasto.
Entretanto, esse “confortável” pode variar de pessoa para pessoa, por diversos fatores, como local onde vive, padrão de vida familiar e estilo de vida. Dessa forma, entendemos a liberdade financeira como a manutenção saudável do seu estilo de vida, possibilitando o progresso ao longo do tempo.
Organizando suas finanças – o primeiro passo
Entenda para onde vai o seu dinheiro
Quando nossas contas não estão organizadas, temos a sensação que o dinheiro entra e sai da nossa conta sem o nosso controle. Assim, o primeiro passo para buscar a liberdade financeira é entender para onde nosso dinheiro está indo.
Embora seja algo que as pessoas não estão acostumadas a fazer, é muito importante criar e manter um orçamento das suas despesas. Entretanto, hoje em dia, com a ajuda de apps para celular, essa tarefa ficou muito mais fácil de ser realizada. Desse modo, basta que você instale um app e crie o hábito de registrar as suas despesas.
É provável que você se surpreenda com a somatória dos seus gastos no final do mês.
4 Aplicativos para te ajudar com seu orçamento
Evite a inflação do seu estilo de vida
De fato, quando as pessoas não têm o hábito de manter um orçamento das suas despesas, elas se deparam com mais um problema. A inflação do estilo de vida.
É quase natural a tendência das pessoas em gastar mais dinheiro conforme recebem mais dinheiro. Mesmo que todas as suas necessidades básicas sejam atendidas, a indústria do consumo nos faz acreditar que sempre precisamos de mais. Desse modo, não importa quanto dinheiro você faça em um mês, nunca será o suficiente.
Portanto, manter um orçamento regular das suas despesas te ajuda a identificar quando você está extrapolando os gastos em alguma área.
3 maneiras de evitar a inflação do estilo de vida
Organizando as suas finanças pelas prioridades
Você fez o seu orçamento e está atento à inflação dos seus gastos, só que ainda sente dificuldade em poupar algum dinheiro?
Dessa forma podemos recorrer a estratégia ensinada no livro “Pai rico, pai pobre”, chamada de “pague-se primeiro”. Em resumo é tudo que o nome já diz, pague-se primeiro.
Você precisa primeiro definir um percentual da sua renda que deseja poupar todos os meses. E então, assim que você receber algum dinheiro, separe esse percentual e coloque em uma conta separada que você não tenha fácil acesso. Você pode entender essa estratégia como uma conta que você tem de pagar, no entanto, o beneficiário é você no futuro.
Considerações Finais
Pode ser difícil fazer outra tentativa de moldar suas finanças se houve falsos começos e tropeços no passado. Não fique remoendo os erros do passado ou se preocupe com o que você deveria ter feito. Em vez disso, aprenda com eles e faça agora o melhor que puder.