É comum algumas contas apresentarem a mensagem “CPF inválido” no PayPal. Isso pode acontecer por alguns motivos — todos relacionados a erros nas informações pessoais que você colocou no cadastro do serviço de pagamentos.
Para responder essa e outras dúvidas, explicamos a seguir como resolver o problema de conta encerrada por CPF inválido no PayPal.
O que significa CPF inválido no PayPal?
Ao tentar acessar sua conta no PayPal, pode ser que você visualize a mensagem “Sua conta foi encerrada ou porque você não forneceu um número de CPF/CNPJ válido e em situação regular”. Esse alerta também pode ser enviado para o e-mail vinculado na conta da plataforma.
De acordo com o PayPal, as situações mais comuns em que isso ocorre são as seguintes:
- O CPF cadastrado não existe;
- O CPF cadastrado existe, mas não pertence ao titular da conta;
- A conta e o CPF estão no seu nome, mas a data de nascimento está errada;
- O cliente não tem o CPF na conta.
Veja Também:
Mastercard: “Compre agora, Pague depois” – Saiba como Funciona
O PayPal é regulamentado pelo Banco Central, o que significa que você precisa fornecer dados reais e corretos para conseguir abrir uma conta no serviço. Se houver qualquer inconsistência, ou se a plataforma identificar que as informações não pertencem a você, então a empresa pode bloquear o CPF e encerrar a conta por questões de segurança.
Veja Também:
O que fazer para resolver o problema de CPF inválido?
A única forma para conseguir usar o PayPal novamente nesse cenário é regularizar o seu CPF. O procedimento pode ser feito inteiramente online, no site da Receita Federal e na maioria dos casos a regularização acontece em poucos dias.
Talvez seja necessário comparecer a uma unidade da Receita Federal para completar o processo, mas você será informado sobre isso durante o período de análise. Saiba mais sobre como regularizar CPF online no site da Receita Federal.
E se eu tiver saldo na conta do PayPal?
Segundo o PayPal, se você ainda tiver saldo na conta, mas não consegue usá-la devido ao problema do CPF inválido, há algumas possíveis soluções para reaver o dinheiro guardado.
Caso você tenha recebido o valor de outra pessoa, tente reverter a quantia para quem te enviou e pedir para que ela envie o dinheiro novamente, mas agora para uma outra conta no PayPal com o CPF correto. Lembre-se que a conta precisa estar cadastrada no mesmo documento para você conseguir sacar os valores.
Outra alternativa é usar o saldo do PayPal para fazer compras que utilizam a carteira digital como meio de pagamento. Com isso, você zera sua conta, podendo encerrá-la e abrir uma conta nova informando um CPF válido, uma vez que o PayPal não permite editar o documento após se cadastrar.
Se mesmo assim sua conta continuar limitada, você precisará entrar em contato com a Central de Atendimento do PayPal por telefone ou e-mail.
Quer saber mais dicas sobre finanças? Entre em nossa seção Finanças e fique por dentro de tudo!