5 livros indicados sobre educação financeira

Livros indicados sobre educação financeira, afinal administrar bem as finanças é uma tarefa fundamental para quem busca estabilidade financeira para custear seus sonhos de vida.

Publicidade

Porém, muitas vezes não sabemos por onde começar, o que estudar e quais hábitos adotar para conquistar nossos objetivos financeiros.

Para te ajudar nessa missão, preparamos este artigo com dicas de livros de educação financeira que vão te ajudar a organizar suas finanças e a alcançar suas metas.

Veja Também:

Afinal, o que é educação financeira através de livros?

A educação financeira é um processo fundamental para que as pessoas possam cuidar bem do seu dinheiro e alcançar estabilidade econômica.

É por meio dela que se aprende a administrar melhor os rendimentos, tomar decisões mais seguras, poupar, investir, consumir, e até mesmo evitar fraudes.

Ao aprender sobre finanças pessoais, o indivíduo passa a ter uma compreensão mais ampla sobre o funcionamento do dinheiro, incluindo conceitos como juros, inflação, crédito e investimentos. Essa compreensão ajuda a tomar decisões mais conscientes sobre como usar o dinheiro, considerando aspectos como necessidades, prioridades e objetivos de vida.

Assim, a educação financeira é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem que alguém administre bem seu dinheiro e faça escolhas financeiras mais inteligentes.

5 livros indicados sobre educação financeira
(Imagem: Freepik)

 

Veja Também:

5 livros indicados sobre educação financeira

Para melhorar seu conhecimento na área econômica, reunimos uma lista com 5 livros recomendados sobre educação financeira.Essas obras envolvem diversos aspectos do mundo financeiro, desde estratégias de investimento até a psicologia por trás das decisões. Confira a seguir!

Casais inteligentes enriquecem juntos

O livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, escrito por Gustavo Cerbasi, aborda a questão do dinheiro como um dos principais problemas que levam a conflitos nos relacionamentos. Segundo o autor, a falta de comunicação sobre esse assunto é o que causa a maioria das brigas entre casais.

Nessa obra, Cerbasi apresenta diferentes estratégias para estabelecer uma parceria inteligente na administração das finanças familiares.

Sendo assim, uma das principais orientações do autor é a identificação dos perfis financeiros de cada parceiro, compreendendo como eles influenciam nas decisões e nos comportamentos relacionados ao dinheiro. Cerbasi destaca os benefícios do controle financeiro pessoal de longo prazo, mostrando como essa abordagem pode trazer estabilidade e segurança para a família.

Orçamento Sem Falhas: Saia do vermelho e aprenda a poupar com pouco dinheiro

Escrito por Nathália Rodrigues, conhecida como Nath Finanças, o livro aborda a educação financeira com orientações para ajudar as pessoas a alcançarem seus sonhos financeiros.

Com um estilo de escrita humorístico e acessível, a Nath Finanças se tornou uma pessoa popular na internet, fornecendo dicas simples e valiosas que ajudam pessoas a se organizarem financeiramente. Ou seja, trata de questões-chave que afetam as finanças pessoais, como a relação com o cartão de crédito, taxas de juros, lista de compras, planejamento, definição de metas e a diferença entre desejo e necessidade.

Visto que, a obra apresenta um projeto gráfico moderno e colorido, com ferramentas de controle financeiro práticas, como tabelas, listas e um glossário, para auxiliar o leitor.

Além disso, o livro conta com ilustrações divertidas do ilustrador Ric Sales, que retratam a relação com o dinheiro no dia a dia.

 

Sonho Grande

O livro Sonho Grande, escrito por Cristiane Correa, conta a história de três empresários brasileiros: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, que revolucionaram o mercado brasileiro e alcançaram destaque mundial.

Contudo, eles estão entre os homens mais ricos do Brasil e conseguiram, nos últimos anos, adquirir marcas famosas internacionalmente, como Budweiser, Burger King e Heinz. O livro descreve a fórmula de gestão que eles desenvolveram, baseada em três pilares: meritocracia, simplicidade e redução de custos.

Visto que, através desses princípios, os empresários conseguiram criar negócios de grande sucesso e mudar a cultura empresarial do Brasil.

O poder da educação financeira: lições sobre dinheiro que não se aprendem na escola

O livro, escrito por Robert Kiyosaki, mostra a importância do conhecimento financeiro e como ele pode transformar a vida das pessoas, independentemente de suas condições iniciais. O autor, incentiva os leitores a não se limitarem às circunstâncias em que nasceram, mas a buscar uma transformação através da educação financeira.

Portanto, destaca-se que uma educação financeira sólida pode beneficiar tanto os pobres quanto os ricos, os inteligentes e até mesmo aqueles que não possuem tanta habilidade financeira.

Além de, ressaltar que, com a internet, qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, tem a oportunidade de se beneficiar da grande riqueza da economia global. Sendo assim, ele enfatiza a importância de adotar novas ideias e levar a sério a busca por conhecimento financeiro e incentiva os leitores a agirem e colocarem em prática o que aprendem.

A psicologia financeira: lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade

Escrito por Morgan Housel, o livro A psicologia financeira é um campeão de vendas, na categoria de finanças, lançado em 2020. Utilizando uma linguagem simples e se baseia em histórias de investidores, empresários e casos de sucesso para explorar a relação íntima entre dinheiro e psicologia.

No livro, Housel demonstra como a forma que lidamos com o dinheiro está diretamente ligada aos aspectos psicológicos. Ele apresenta ensinamentos sobre gestão financeira, com casos de sucesso e fracasso de investidores, destacando a importância do aspecto psicológico na administração das finanças.

Visto que, o autor oferece aprendizados valiosos sobre como administrar e fazer o dinheiro render, com o objetivo final de buscar a felicidade.

Entretanto, ele explora o papel das emoções, no comportamento humano, para a tomada de decisões financeiras, de maneira inovadora, que vai além dos números e análises tradicionais.

Qual a importância de manter leitura de livros sobre educação financeira em dia?

Segundo o Serasa, em 2022 o número de pessoas inadimplentes no Brasil chegou a mais de 63 milhões, com um valor médio de dívida em R$ 4 mil. Ou seja, isto mostra a importância da educação financeira desde as necessidades básicas da vida pessoal, como moradia, saúde e alimentação.

Contudo, ao ter conhecimento sobre como gerenciar seu dinheiro a curto e longo prazo, é possível evitar situações de endividamento, e realizar suas metas financeiras.

Conheça mais dicas sobre finanças em nossa seção!

Picture of Ana Silva
Ana Silva
Sou Ana Silva, economista com um Mestrado em Economia e uma paixão por descomplicar o mundo das finanças. Meu objetivo é ajudá-lo a entender investimentos, orçamento pessoal e planejamento financeiro.