Economizar nem sempre é uma tarefa fácil. Porém muitas vezes, temos gastos em nossas casas que nem precisariam existir, certo?
Por conta disso, perdemos muitas chances de fazer uma reserva financeira para cobrir imprevistos, investir em viagens ou até em produtos que gostamos. Mas como economizar no ambiente doméstico?
A seguir, damos algumas dicas para você começar a mudar seus hábitos de consumo e não deixar o orçamento apertado. Além disso, verá as oportunidades de economizar mais que pode estar perdendo. Vamos lá?
Leia também: Guia Completo – Saiba como organizar suas finanças pessoais e sair do vermelho
(Imagem: Google- Images)
ECONOMIZAR NAS DESPESAS FIXAS
Algumas contas não mudam muito de mês a mês. Luz, telefone e internet costumam seguir uma média de cobrança. Caso contrário, quando aumentam muito de um período para o outro, é fundamental entender o que aconteceu e corrigir o problema. Por isso, evite o rodízio de contas com uma planilha. Coloque no papel tudo o que você gasta para entender melhor as suas finanças
Vazamentos na rede de água da sua casa, por exemplo, vão fazer essa conta aumentar bastante. Ao perceber a diferença, é recomendável chamar um encanador para entender o que está errado. Além disso, entre em contato com a companhia de distribuição de água da sua região, pois o erro pode ser deles.
ECONOMIZAR COM UM CONTROLE DE GASTOS MENSAIS
As despesas fixas também podem ser reduzidas com mudanças simples no cotidiano. Você consegue reduzir o valor da conta de água ao fechar a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça, por exemplo. Banhos mais rápidos, sem shows de karaokê no chuveiro, podem fazer uma boa diferença nas contas de água e de luz.
Por falar em luz, desligar aparelhos eletrônicos que não são usados e ficam sempre com a luzinha vermelha acesa diminui bastante o consumo de energia elétrica na sua casa. Mantenha sempre o freezer e a geladeira com alimentos, pois, quando estão vazios, consomem mais energia.
Também esqueça o hábito de secar roupas na grade externa da geladeira! Isso não só gasta muita luz, como sobrecarrega o motor e pode causar pane no seu eletrodoméstico.
FAÇA UMA LISTA DE COMPRAS
Ir ao supermercado com fome nunca é uma boa ideia., Nessa condição, você acaba comprando mais comidas por impulso, como salgadinhos e doces para beliscar. Se não resistir e provar algum produto no supermercado, guarde a embalagem até chegar ao caixa para pagar pelo que foi consumido.
Para evitar as compras não planejadas, faça uma lista com o que realmente precisa e vá às compras apenas uma vez por semana. Desse modo, você compra o essencial e não cai nas armadilhas das ofertas e promoções que sempre têm nos estabelecimentos.
Lembrando que, os valores no mercado estão altíssimos. Então compensa, comprar somente o que for realmente necessário.
E POR FALAR EM NECESSÁRIO…
Lembra do urso Balu, de Mogli, o Menino Lobo? Então, tenha despesas apenas com o necessário. Se você vai sair para algum lugar perto da sua casa, não gaste com transporte público. Tire a poeira dos seus tênis e vá a pé! Além de economizar o dinheiro da passagem, você mantém a boa forma.
Ainda pensando no necessário, analise os seus planos de internet, televisão e celular. Você realmente consome todos os canais e gigabytes pelos quais paga mensalmente? Se a sua resposta é não, que tal pesquisar melhor junto às operadoras e escolher um plano mais simples? Assim, você economiza e paga apenas por aquilo que consumir.
“TA APERTADO”? HORA DE SER CRIATIVO
Outra forma bem divertida para economizar é utilizar a criatividade, desde que sem exageros. Você pode reduzir os custos com a academia, por exemplo, ao andar a pé ao ar livre ou fazer exercícios físicos em casa com vídeos do YouTube. Até mesmo a faxina, se bem direcionada, pode contar como malhação. No entanto, consulte o seu médico antes de começar para não ter problemas de saúde.
Outra dica é investir em alimentação saudável. Quando você prepara as suas próprias refeições, não só controla o que é colocado no prato, como também economiza com restaurantes e comidas prontas. É possível fazer as suas próprias marmitas durante o final de semana e mantê-las no freezer ou na geladeira. Aí é só descongelar uma porção por dia e comer a sua receita caseira.
CONCLUSÃO
Economizar em casa não é problema. Basta, para isso, ter um pouco de organização e boa vontade na hora de reduzir os custos e mudar hábitos. Portanto, o planejamento doméstico deve ser um esforço conjunto, que realize a união de toda a família em direção a um objetivo.
Leia também: 4 Dicas para não deixar suas finanças pessoais saírem dos trilhos
Temos muitas outras dicas sobre organização financeira, cartões e afins, acesse nossa categoria Finanças.