O que é Black Friday para você? Muitas pessoas veem essa data com empolgação, já que ela indica que diversas promoções vão começar e que será possível comprar muitos itens e economizar mais.
No entanto, para outras pessoas a Black Friday pode ser vista de forma negativa, já que muitas lojas podem não ser tão sinceras nas suas promoções e oferecer descontos baixos ou deixar o item com o mesmo preço de antes.
O que é Black Friday?
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e é considerada a data que “abre” o período de compras do final do ano.
Visto que, nos EUA, um dos feriados mais importantes do ano é o Dia de Ação de Graças, celebrado todos os anos na quarta quinta-feira de novembro. Você já deve ter visto nos filmes, né? As famílias se reúnem em grandes jantares e agradecem o ano que tiveram.
Pois justamente no dia seguinte a este feriado vem a Black Friday: um dia inteiro em que os comerciantes oferecem descontos (de verdade) para liquidar os estoques e aquecer as vendas antes do Natal.
No Brasil, desde 2010 o comércio vem importando essa data dos americanos e investindo cada vez mais na “Black Friday Brasil” para oferecer descontos e promoções, e também eliminar estoque para a chegada do Natal.
Veja Também:
Quais as melhores ofertas da Black Friday Brasil?
A regra de ouro da Black Friday é que não existe restrições em relação ao segmento, ou seja, qualquer negócio, seja na venda de produto, seja na prestação de serviço, pode participar.
Nesse sentido, percebemos um mix de ofertas em supermercados, lojas de eletrônicos e até fast food. Vamos conhecer as principais?
1. Supermercados
As grandes redes de supermercado são participantes assíduas das Black Fridays e, como oferecem outros produtos além dos alimentos, podem ter ofertas interessantes.
Veja Também:
2. Telefonia Celular
Um dos itens de maior interesse em eventos de promoção são, sem dúvidas, os smartphones e produtos associados. Dessa forma, as empresas de telefonia aproveitam também para fazer ofertas em seus serviços, como planos móveis e de internet banda larga. Por isso, vale a pena ficar de olho nessas lojas também.
3. Varejo
As grandes lojas varejistas costumam ser as mais procuradas durante a Black Friday e isso não deve ser diferente em 2022. Muitas delas, inclusive, expandem suas ofertas para o mês de novembro inteiro, possibilitando que você fuja do caos generalizado que é comum no dia da Black Friday em si.
- Black Friday Amazon: promoções em todos os departamentos (eletrônicos, casa, brinquedos, bebidas, etc.);
- Black Friday Americanas: descontos e cashback na loja e nas parceiras, condições exclusivas no cartão Americanas;
- Black Friday Casas Bahia: ofertas em eletrônicos, eletrodomésticos, móveis e mais;
- Black Friday Centauro: descontos nas maiores marcas em calçados, roupas, acessórios, suplementos e outros;
- Black Friday Dafiti: vestidos, bolsas, sandálias e tênis estão entre os mais procurados.
4. Cosméticos e beleza
As grandes marcas de cosméticos também costumam fazer promoções interessantes que devem se repetir na Black Friday 2022. Então, vale ficar de olho nos descontos em produtos de maquiagem, higiene pessoal, perfumes e mais.
- Black Friday O Boticário: a Beauty Week promete ofertas em perfumaria, maquiagens, produtos para cabelo e kits completos da marca;
- Black Friday Natura: a Natura Friday também deve trazer descontos interessantes em produtos de diversas linhas;
- Black Friday Sephora: descontos em grandes marcas, como Fenty Beauty, Laura Mercier, Urban Decay, MAC, SEPHORA Collection, Carolina Herrera, Dior, Lancôme, Paco Rabanne, e Dolce & Gabbana.
5. Fast Food
Como adiantamos, qualquer tipo de loja ou prestadora de serviços pode participar da Black Friday 2022 e, por isso, alguns dos restaurantes fast food também costumam aderir ao evento. No entanto, suas campanhas para esse ano ainda não foram anunciadas.
- Black Friday Burger King: trabalha com cupons de descontos para compras de vários lanches da franquia. Em 2020, lançou o BK Friday em parceria com as Casas Bahia. Assim, quem comprava lanches selecionados no Burger King ganhava cupons de crédito para gastar na loja de departamento;
- Black Friday Mc Donalds: o cliente pode escolher entre receber as ofertas no App, Méqui Zap ou site. Vale dizer que não são todos os restaurantes da franquia que participam das promoções;
- Black Friday Bobs: no ano passado, trouxe descontos especiais para quem tem Mercado Pago.
6. Passagens aéreas
Depois de um ano difícil para as companhias aéreas, devido à pandemia que perdurou durante a Black Friday 2020, em 2022 podemos esperar boas ofertas para destinos nacionais e internacionais que já estão recebendo turistas brasileiros.
Então, se você está pensando em viajar nas próximas férias, é hora de se programar! Vale ficar de olho nas seguintes lojas, que devem anunciar suas promoções em breve:
- Azul;
- LATAM;
- VoeGol;
- Decolar;
- 123 milhas;
- CVC
7. Outros produtos, lojas e e-commerces
Além das lojas que citamos, outras gigantes do varejo também já estão anunciando seus descontos nos produtos mais desejados como TVs, notebooks, vídeo games, pneus, geladeiras e muito mais.
Assim, você vai ter muita opção para pesquisar, mesmo que o senso de urgência dos gatilhos mentais esteja te induzindo à compra imediata.
05 Dicas para aproveitar a Black Friday 2022
Agora que você já sabe quando é a Black Friday no Brasil, como esse dia funciona e onde encontrar as melhores ofertas, chegou a hora de saber como aproveitar a época com consciência e preservar o seu bolso. Siga a leitura!
1. Faça uma lista do que você quer
Para aproveitar uma promoção na Black Friday (ou várias delas) com sabedoria, é fundamental ter organização, planejamento e saber priorizar o que você quer. Compre aquilo que você deseja de verdade e não só porque “tá barato”.
Muitas pessoas acabam comprando diversos filmes e livros que ficam intocados por anos, adquirem itens que não têm utilidade alguma, enfim, agem por impulso só porque o preço caiu.
Isso tudo para dizer que consumir com consciência sempre é bom e em liquidações é melhor ainda! Então, pense bem, faça uma lista e não caia em tentações de consumo. Mesmo que tenha desconto, você ainda vai ter que pagar pelo que comprar, não é mesmo?
Como já diria o sábio Julius, de Todo Mundo Odeia o Chris: “Se eu não comprar nada, o desconto é bem maior”.
2. Compare preços
Pense no cenário do dia da Black Friday, com diversas lojas bombardeando os consumidores com apelos irresistíveis. É um desafio e tanto saber se o que está sendo comprado tem mesmo o melhor valor e as condições de pagamento mais interessantes.
Então, que tal usar sites de comparação de preços e cupons de desconto que ajudam a monitorar as melhores ofertas da Black Friday?
No próprio site da Black Friday é possível receber por e-mail os principais descontos das empresas. Além disso, você também pode fazer suas pesquisas usando os sites abaixo para facilitar sua organização para as compras nesse dia:
- Zoom
- Buscapé
- Cupom Nation
- Já Cotei
- Precifica
- Proteste
Comparar preços na Black Friday é uma dica muito importante para você usar o seu dinheiro com mais inteligência e ainda aproveitar os melhores preços.
3. Confira a segurança do site
Na hora de fazer as compras da Black Friday, a segurança não pode ficar em segundo plano. Então, sempre verifique se o site em que você está obedece a alguns requisitos básicos de segurança.
A primeira dica para garantir um ambiente seguro é observar se há um símbolo de cadeado na barra de endereço no alto à esquerda. Isso significa que suas informações permanecerão privadas e não há risco de vazamento de dados.
Outra forma de conferir se o site é seguro é ver se no endereço do site o HTTP tem a letra S, ficando dessa forma: HTTPS://nomedosite.com.br
Para ficar ainda mais seguro, atualize o seu programa de antivírus e crie uma senha exclusiva para aquele site — nada de repetir senhas que você usa para acessar seus e-mails, redes sociais, entre outros.
4. Preste atenção nas condições de troca e garantia
Liquidações costumam trazer mudanças nas políticas de troca e devolução de muitas lojas.
Por isso, é essencial olhar cuidadosamente os termos e condições, tirar dúvidas pelo atendimento da loja e só comprar após ter certeza de que sua compra está protegida, mesmo em caso de o produto apresentar algum defeito.
Os preços da Black Friday podem ser irresistíveis, mas proteja-se de qualquer imprevisto futuro dedicando um tempo para entender as políticas de troca e garantia.
5. Controle seus impulsos
Aproveitar uma boa promoção na Black Friday é o que todo mundo quer, mas não podemos deixar de falar de uma parte muito importante: como não sair comprando por impulso e acabar criando dívidas que você não consegue pagar.
Para evitar problemas, faça a si mesmo duas perguntas básicas e seja o mais sincero possível nas respostas:
- “A compra cabe no meu orçamento?”: essa pergunta deve ser a primeira. Se você hesitar, é provável que acabe se atrapalhando no futuro por algo que talvez nem seja assim tão indispensável para a sua vida. O que, aliás, tem o gancho para a segunda pergunta;
- “Qual é a urgência desse produto na minha vida?”: se você puder deixar para daqui a pouco, quer dizer que pode passar essa Black Friday sem mais um gasto. Se o dinheiro estiver sobrando, por que não pensar transformar isso em um investimento, por exemplo?
Conclusão
Durante a Black Friday, você pode ser surpreendido com diversas promoções e descontos diferentes, o que também pode te deixar perdido na hora de finalizar a compra.
Sendo assim, uma dica interessante para seguir é optar pelas lojas que oferecem o famoso cashback ou dinheiro de volta. Assim, a partir dele você consegue ter de volta na sua conta uma porcentagem do que gastou com o item. Dessa forma, você pode aproveitar o dinheiro que voltou para comprar mais algum produto durante a data.
E aí, gostou de conhecer mais sobre o que é Black Friday e as dicas para aproveitar a data?
Quer saber mais artigos como esse? Entre em nossa seção Finanças e fique por dentro de tudo!