Com o novo governo que entra, surgem muitas dúvidas sobre o como serão os novos termos do famoso programa de benefícios do Bolsa Família 2023. Desde que foi criado em 2003, o Bolsa Família tem o objetivo de ajudar financeiramente famílias de baixa renda através de seus benefícios.
Renomeado no último governo para Auxilio Brasil, o programa trouxe diversas mudanças e melhorias nos seus termos para as famílias. Por outro lado, agora retornando ao nome original do programa, muitos ainda têm dúvidas de quais serão os valores e as famílias contempladas.
De acordo com o Ministro do Desenvolvimento Social, o programa de renda básica será integrado aos municípios através do Sistema Único de Assistência Social. Dessa forma, irá substituir o Auxílio Brasil, que foi implementado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).
Portanto, neste artigo vamos esclarecer todas as informações que já foram divulgadas sobre o novo programa do Bolsa Família 2023.
Qual o valor do Bolsa Família 2023?
Dando continuidade ao antigo programa de transferência de renda, o Auxílio Brasil, este ano o programa voltará a ser chamado de Bolsa Família.
Dessa forma, como já era previsto, o valor do Bolsa Família 2023 será de 600 reais por mês para as famílias beneficiadas no programa.
Através de uma medida provisória assinada no dia primeiro, o valor de 600 reais foi garantido para o ano de 2023.
Além disso, o programa terá um pagamento adicional de R$ 150 por criança com idade até 6 anos.
Este pagamento adicional deve começar a ser pago a partir de março, e tem como objetivo fornecer uma renda extra para famílias que possuem crianças em idade pré-escolar, e ajudar a garantir seu desenvolvimento e bem-estar.
Qual dia vai ser liberado o dinheiro do Bolsa Família 2023?
A liberação dos valores do Bolsa Família 2023 vai seguir as datas de pagamento de acordo com o último dígito do NIS.
Dessa forma, os pagamentos estão previstos para começar no dia 18 de janeiro, com a última parcela do benefício prevista para o dia 22 de dezembro.
Além disso, o calendário de pagamentos está disponível no aplicativo do Auxílio Brasil de forma gratuita para Android e iOS.
Desse modo, o pagamento será depositado na conta poupança digital da Caixa, que pode ser feita através do app Caixa Tem.
Além disso, o valor das parcelas depositadas ficam disponíveis por até 120 dias para saque após a data do depósito.
Quem pode receber o Bolsa Família 2023?
A princípio, as regras para que as famílias sejam contempladas no benefício permanecem as mesmas.
Desse modo, o programa vai atender as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Além disso, famílias que tenham em sua composição, gestantes, mães que amamentam, crianças e jovens até os 21 anos incompletos.
Portanto, para os termos do Bolsa Família 2023, as famílias caracterizadas como pobres são aquelas com renda per capita mensal entre 105,01 e 210 reais.
Bem como, as famílias caracterizadas em extrema pobreza são aquelas com renda per capita inferior ou igual a 105 reais.
Como se inscrever no Bolsa Família 2023?
Para participar do novo Bolsa Família 2023, além de se enquadrar nos requisitos do programa, a família precisa estar cadastrada no CadÚnico.
O CadÚnico é o cadastro único para programas sociais do governo federal.
Dessa forma, caso a família não esteja inscrita no CadÚnico, é possível realizar o pré cadastro através do aplicativo do CadÚnico.
O cadastro deve ser feito pelo responsável familiar que tenha mais de 16 anos e more na mesma casa.
Desse modo, para se cadastrar no programa siga os passos abaixo.
- Faça o download do app no seu celular seja ele Android ou iOS
- Em seguida, abra o app e toque em “Pré-Cadastro” no menu do app
- Faça o login com seu cpf e senha cadastrada no Gov.br
- Siga as telas de autorização até o botão “ir para o pré-cadastro”
- Por fim, informe os dados necessários para o cadastro no Bolsa Família 2023
Para mais informações, confira aqui como se cadastrar no CadÚnico.
Além disso, após o cadastro, o responsável tem 240 dias para comparecer a um posto de atendimento do CadÚnico com todos os documentos necessários.
Dessa forma, caso os documentos e os requisitos para participar do programa estejam de acordo, o cadastro no Bolsa Família 2023 é feito automaticamente pelo Ministério da Cidadania.
Quem vai perder o cadastro no Bolsa Família 2023?
De acordo com o novo Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, o Bolsa Família 2023 vai passar por uma revisão dos cadastros.
O Ministro informou que todos os cadastros vão passar por uma filtragem e uma análise dos dados informados pelos beneficiários do programa.
Portanto, haverá uma revisão na política de inclusão de novos beneficiários devido a suspeitas de fraudes no CadÚnico. Isso vai garantir que os recursos sejam direcionados de forma eficiente e justa para aqueles que realmente precisam.
“Tem gente ilegalmente dentro e tem gente que tem direito que está fora. Prefiro esperar a conclusão desse trabalho. Será breve … O recadastramento com certeza vai nos dar segurança para quem tiver irregular sair da lista de beneficiários.”, afirmou o ministro.
Dessa forma, os beneficiários chamados de “ilegais” pelo Ministro serão excluídos do programa com o objetivo de agilizar a fila de espera.
Conforme os dados informados, atualmente o programa conta com 90 milhões de beneficiários inscritos.
Veja também:
Meu INSS – Conheça o App e Consulte Benefício
Mais informações sobre o programa
Em 2022, mais de 21 milhões de famílias receberam o Auxílio Brasil, sendo que mais de 8 milhões foram incluídas durante o ano.
Isso mostra que a política de transferência de renda foi ampliada e beneficiou um grande número de famílias no país.
Entretanto, de acordo com o Ministro Dias, esse número deve diminuir em 2023.
Ainda é cedo para saber tudo sobre o assunto pois muitos detalhes ainda estão sendo decididos pelo governo.
Entretanto, a cada nova atualização sobre o programa, você pode conferir todas as novidades aqui em nosso portal.