Você tem o hábito de acompanhar seu score no Serasa? Se sim, entenda melhor como o Cadastro Positivo funciona e se realmente vale a pena seu uso.
Desenvolvido para reunir o histórico de seus pagamentos, o Cadastro Positivo começou a funcionar em 2020 e consequentemente pode ser consultado por bancos, prestadores de serviços, comerciantes nos momentos em que você estiver prestes a parcelar uma compra, contratar um empréstimo ou até mesmo realizar um financiamento.
O Cadastro Positivo é operado por quatro grandes nomes do mercado de crédito, sendo eles SPC Brasil, Serasa Experian, Boa Vista SCPC e Quod. Todos são autorizados pelo Banco Central para que possam reunir e obter informações dos dados de seus consumidores e classificá-las.
Imagem: (Google)
O QUE É CADASTRO POSITIVO?
Nada mais é do que um modelo de cadastro financeiro que foi estabelecido por Lei, onde a mesma permite que empresas nas quais o consumidor solicita crédito verifiquem se há um comportamento estável e regular dos pagamentos de suas faturas. Ou seja, é o currículo financeiro, onde bons hábitos de pagamento podem contar pontos positivos em seu score.
O QUE É SCORE? E COMO IDENTIFICAR?
O score é o resultado de hábitos e relacionamento de pagamento do cidadão com o mercado de crédito, e sua consulta é online, permitindo a partir disso que o próprio consumidor consiga ter acesso a sua pontuação.
Qualquer um que possua CPF possui essa pontuação, que equivale de 0 a 1000 pontos. E caso deixe de pagar, ou alguma empresa protestar a falta de pagamento, o score é automaticamente reduzido. Não possuindo um número exato de pontos que serão retirados, podendo ser – 30, -1, -89, entre outros, por ser totalmente dinâmico.
Ou seja, quanto menos pontos, as empresas compreendem isso como um maior risco:
- 0 a 300 pontos: alto risco de inadimplência;
- 301 a 700 pontos: médio risco de inadimplência;
- 701 a 1000 pontos: baixo risco de inadimplência.
É POSSÍVEL AUMENTAR O SCORE?
O score é avaliado considerando as informações disponíveis na base de dados em que as empresas possuem acesso. Quanto maior o score, maiores são as chances do cidadão ter facilidades no mercado de crédito.
Por conta disso, as empresas acabam tomando suas decisões nas deliberações de empréstimos ou concessão de financiamentos, além de compor suas próprias políticas de crédito que podem ser aplicadas sobre esse tipo de consumidor.
- Limpar o nome;
- Pagar as contas em dia;
- Manter dados cadastrais atualizados.
COMO FUNCIONA O CADASTRO POSITIVO?
A plataforma do Cadastro Positivo reúne dados sobre como têm sido pagos compromissos à contratação de crédito, podendo ser identificados como empréstimos, financiamentos e até mesmo crediários.
Todas as informações coletadas acima, passam a constar no histórico do CPF, bem como a pontualidade de pagamento demonstrado pelo consumidor.
Histórico de serviços continuados como água, energia, telefone, internet e gás também podem ser avaliados pelas empresas, bancos e prestadores de serviço para uma melhor análise de risco na hora de conceder novos créditos.
É POSSÍVEL VERIFICAR E EXCLUIR AS INFORMAÇÕES NO CADASTRO POSITIVO?
Sim, você pode consultar suas informações a qualquer momento gratuitamente. Para isso, basta fazer login em sua conta na instituição de crédito que preferir (SPC Brasil, Serasa Experian, Boa Vista SCPC e Quod) acessar a área Cadastro Positivo.
Além também se ter a possibilidade de cancelar seu Cadastro Positivo à qualquer momento, basta solicitar formalmente sua exclusão nos canais de atendimento de quaisquer plataformas de crédito.
CONCLUSÃO
Contudo o que foi dito neste artigo, manter suas despesas em dia e participar do Cadastro Positivo, lhe dá uma grande vantagem de ser aprovado para receber crédito pessoal, ou seja, possuir melhores condições de negociação.
Um bom passado financeiro juntamente aliado ao Cadastro Positivo significa melhores chances de conseguir empréstimos e financiamentos em boas condições.
Continue conosco, e veja em Missão Investimento mais artigos como esse!