Confira tudo sobre a Carteira de Trabalho Digital

Confira tudo sobre a Carteira de Trabalho Digital

Anúncios

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório por todo aquele que venha a prestar algum tipo de serviço, seja este na indústria, comércio, agricultura, pecuária e até mesmo em natureza doméstica, consequentemente a CTPS física se aposentou em 2019, com intuito de modernizar, agilizar e facilitar o acesso às informações do trabalhador, integrado com dados do Ministério da Economia, foi assim que surgiu a Carteira de Trabalho Digital.

A nova plataforma permite que o trabalhador tenha acesso ao seu histórico e também informações como salário e férias. Por meio da mesma, é possível solicitar seguro-desemprego, abono salarial e Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, neste caso encaixa-se em trabalhadores que formalizaram acordo com seus empregadores durante a pandemia, para suspensão de contratos ou redução da jornada de trabalho.

 

O QUE É A CARTEIRA DE TRABALHO?

Nada mais é, do que um item utilizado para documentar e comprovar que há uma relação empregatícia. São anotadas informações pertinentes à experiência profissional de um trabalhador, como:

  1. Cargo;
  2. Data de admissão;
  3. Férias;
  4. Salário;
  5. Outras informações que compõem o vínculo empregatício. 

Lembre-se, a CTPS é muito válida para fins trabalhistas e previdenciários, pois garante que o funcionário receba todos os direitos trabalhistas previstos na CLT, servindo também para serviços terceirizados e serviços temporários.

 

Carteira de Trabalho Digital

Imagem: (Google Images)

 

COMO A CTPS SURGIU?

Em 1932, durante decreto no mandato do então presidente na época, Getúlio Vargas, o primeiro nome dado a CTPS foi Carteira Profissional. A partir disso, a indústria e o comércio passaram a ser regulamentados, sendo mais fácil garantir os direitos trabalhistas de seus funcionários.

Porém, apenas em 1969, a carteira passou a se chamar Carteira de Trabalho e Previdência Social, dando significado a sigla CTPS, por meio do Decreto-Lei nº 926. Com isso, os trabalhadores passaram a ser regidos sob um mesmo documento, extinguindo assim, a Carteira Profissional, Carteira de Trabalho do Menor e a Carteira Profissional do Trabalhador Rural.

 

COMO FUNCIONA A CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL?

Sobre o funcionamento da carteira online, é que de acordo com a portaria, toda pessoa já inscrita no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), já possui uma carteira de trabalho digital, sendo apenas necessário sua habilitação.

Ou seja, para acessá-la o trabalhador deve cumprir um passo a passo para poder habilitar o documento.

Após a deliberação, o mesmo pode acompanhar as informações já mencionadas anteriormente em sua carteira digital por meio do aplicativo ou site do governo.

 

O QUE SE APRESENTA NA CONTRATAÇÃO SOB REGIME DA CARTEIRA DIGITAL?

Nesse caso, a partir de então a apresentação será apenas do CPF. Consequentemente, apenas com ele, o empregador já consegue realizar seu registro.

 

MAS, COMO SÃO FEITAS AS ANOTAÇÕES AGORA?

Não há mais necessidade de que o empregador ou representante de RH, faça o recolhimento das CTPS de seus funcionários para que seja feita todas as anotações sob alteração de salário, férias, cargos entre outros… 

O ato de “assinar a carteira” também é feito de forma eletrônica, através do eSocial, pois no sistema são fornecidos todos os detalhes sobre a contratação. Ressaltando que o funcionário pode ver o contrato de trabalho na Carteira Digital 48 horas após o envio da informações pelo empregador.

 

OUTRAS MUDANÇAS NA CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL

Além da da formalização da contratação por meio apenas do CPF, e da forma como é preenchida atualmente todas as informações, a Carteira de Trabalho Digital também teve outras mudanças, tais como:

  • Número da CTPS – era comum na antiga um número de identificação com 8 dígitos,  dividido entre número e série da carteira, atualmente como falado um pouco acima, toda informações é adicionada pelo portal do Esocial, onde é necessário apenas o CPF, facilitando a identificação profissional do colaborador e tornando o processo mais rápido e assertivo;
  • Assinatura Digital – quando lançado a nova admissão no eSocial já é considerado como uma “assinatura da carteira”, não possuindo necessidade de assinar fisicamente o documento;
  • Processo de Demissão –  também enviada por meio do eSocial, não sendo preciso levar a CTPS física para dar baixa no contrato de trabalho, deste modo ao empregador transmitir o evento, logo ficará disponível na carteira online.

 

COMO USAR A CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL?

Vamos te ensinar um passo a passo bem simples e rápido para obter sua Carteira de Trabalho Digital, veja abaixo.

  1. Cadastre-se no Portal de Serviços do Governo Federal, acessando o site gov.br;
  2. Preencha o formulário;
  3. No cadastro será solicitado número do CPF, nome, nome da mãe, data e local de nascimento;
  4. Haverá em seguida um formulário com perguntas sobre sua trajetória de trabalho;
  5. É gerada uma senha temporária;
  6. Após esses passos, o documento está disponível no site https://servicos.mte.gov.br/ ou pelo app;
  7. Lembre-se de que não é necessário comparecer em nenhum posto físico para concluir o cadastro.

 

CONCLUSÃO

Realmente a Carteira de Trabalho Digital foi um avançado no objetivo de otimizar os processos trabalhistas, além de facilitar e trazer mais acessibilidade principalmente aos colaboradores no seu desempenho de registro de informações.

 

 

Picture of Pedro Martins
Pedro Martins
Comecei minha jornada de investimento aos 18 anos e, ao longo dos anos, construí um portfólio diversificado. Meu objetivo é compartilhar meu conhecimento sobre investimentos, negociação de ações e desenvolvimento de riqueza.