Estabilidade Financeira Como Conquistar a sua

Se você é como a maioria dos brasileiros, provavelmente você não dá a devida atenção à sua estabilidade financeira. Muitos não sabem quanto gastam no mês, quanto estão pagando de juros e não tem um planejamento para caso ocorra um imprevisto.

Publicidade

De acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil, aproximadamente metade dos entrevistados assumiram não realizar nenhum tipo de controle sobre o seu orçamento, organizando suas despesas mensais “de cabeça”.

Independente de quanto seja o seu salário ou seus rendimentos mensais, manter um controle das suas despesas é o primeiro passo para quem busca uma vida financeira mais saudável.

 

1. Busque conhecimento sobre estabilidade financeira

Com a enorme quantidade de informação disponível nos dias de hoje gratuitamente na internet, você não precisa investir nada além de tempo e disposição para adquirir conhecimento sobre vários tópicos de finanças pessoais. Aqui no Missão Investimentos temos diversos artigos para te ajudar nesse caminho.

Quanto mais você souber sobre as próprias finanças, mais confiança você terá para administrar seu dinheiro a longo prazo. Você pode começar simplesmente equilibrando os seus gastos mensais com o seu salário, fazendo com que sobre dinheiro no final do mês e então, buscar maneiras de investir esse excedente para a construir a sua reserva de emergência.

 

Estabilidade Financeira
Imagem (Pexels)

 

2. Faça um orçamento

Agora que você já está buscando aprender mais sobre as suas finanças, definir um orçamento para as suas despesas é obrigatório. Você pode usar um sistema online, uma planilha de excel ou até mesmo um caderno, o mais importante é que você mantenha o controle do dinheiro que entra e sai da sua conta.

Comece registrando quanto dinheiro você recebe dentro do mês, esse deve ser o seu limite de gastos, pois a conta nunca vai fechar se você gastar mais do que ganha. Feito isso, você começa a descontar o valor das suas despesas essenciais, como moradia e alimentação. 

Para quem nunca fez um orçamento, essa simples anotação já representa um grande passo em direção a estabilidade financeira.

Descontados os gastos essenciais, seria muito interessante você separar metade do que sobrou do seu salário para começar a sua reserva de emergência.

 

3. Automatize suas finanças

A tecnologia pode ser uma grande aliada quando o assunto é controle das finanças. Existem diversos aplicativos que tornam o controle das suas despesas muito mais fácil, eles se conectam a sua conta e registram todos os seus gastos separados por categoria. Aqui no blog temos um artigo com algumas sugestões de apps que você pode baixar direto no seu celular.

Outra dica que pode ser bastante útil é cadastrar as suas despesas essenciais com pagamento automático no aplicativo do seu banco, assim você garante que a conta seja paga em dia evitando pagar juros desnecessários caso tenha esquecido o vencimento.

Você ainda pode cadastrar uma transferência mensal automática para uma conta separada, seja ela corrente ou poupança, onde você vai começar a construir a sua reserva de emergência.

 

4. Pague suas dívidas

Caso você tenha dívidas, é importante que você trace um plano em conjunto com o seu orçamento mensal para quitá-las o quanto antes. Comece organizando suas dívidas por prioridade de pagamento e em seguida separe um valor no seu orçamento que será dedicado a isso.

Quando você possui dívidas acaba sofrendo muito com os juros e acumular patrimônio se torna mais difícil. A prioridade é quitar as dívidas que possuem as maiores taxas, como o cheque especial por exemplo.

Faça um levantamento dos valores devidos e tente negociá-los com as empresas, é possível que você consiga algum desconto ou parcelamento.

O Serasa frequentemente promove feirões para negociação de dívidas, além de oferecer algumas opções em seu site também.

 

5. Construa uma reserva

Como já dissemos anteriormente, ter uma reserva de emergência é fundamental para as suas finanças, ela permite que você pague alguma despesa ocasional ou emergência que surgir na sua vida, sem que você precise usar o cheque especial e pagar juros ou recorrer aos seus investimentos de longo prazo.

É recomendado que você tenha uma reserva de 6 a 12 meses das suas despesas mensais, pois assim ela pode suprir tanto uma despesa inesperada quanto a falta da sua renda até que consiga se ajustar novamente, como é o caso de uma demissão por exemplo.

A reserva de emergência aliada ao controle do seu orçamento mensal são os fatores mais importantes para alcançar a estabilidade financeira

 

6. Invista parte da sua renda para sua estabilidade financeira

Por fim, após alinhar todos os itens anteriores, devemos começar a pensar em outros investimentos para diversificar as fontes de renda. Aqui o item 1 da lista se faz importante, busque conhecer o mercado e as opções de investimentos mais alinhadas com o seu perfil de investidor.

É importante que esteja definido no seu orçamento um valor mensal que será investido, procure construir um portfólio de investimentos diversificado e voltado para o longo prazo. Assim a composição dos aportes mensais que você estipulou no seu orçamento permite que o seu patrimônio cresça constantemente com ajuda dos juros compostos. 

A estabilidade financeira é o caminho para atingir os seus objetivos, como uma boa aposentadoria, educação dos filhos, compra de imóveis entre outros.

Picture of Laura Ferreira
Laura Ferreira
Sou a Laura Ferreira, consultora financeira certificada. Com mais de 15 anos de experiência no setor financeiro, minha especialidade é o planejamento de aposentadoria, gerenciamento de dívidas e economia de dinheiro.