Já sabe como pagar o IPVA de 2023? O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo anual, calculado sobre o valor de mercado dos automóveis, a taxa que deve ser paga pelos proprietários de veículos.
Visto que, o calendário de pagamentos do IPVA é disponibilizado no mês de janeiro, com diferentes prazos e valores de alíquota em cada estado e no Distrito Federal.
Portanto, é necessário estar alinhado com as informações divulgadas pela Secretaria da Fazenda em sua respectiva região para consultar esses dados e realizar o pagamento.
O que é IPVA?
Em resumo, IPVA é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, tributo aplicado a todos os automóveis terrestres: carros, caminhões, motos, tratores, entre outros. É obrigatório pagar o imposto para dirigir e circular com esses veículos no território nacional.
Ou seja, a arrecadação de cada IPVA é dividida entre o Estado e o município no qual o veículo é registrado. Tome cuidado para não deixar de pagá-lo: além de uma multa diária pelo atraso, o não pagamento impede o licenciamento do veículo e pode resultar na apreensão do automóvel, com infração gravíssima na CNH.
Veja Também:
Como consultar o IPVA
Visto que, em cada estado e o Distrito Federal possuem os respectivos calendários de pagamentos do IPVA, com variação em prazos e valores.
Contudo, para consultar cada detalhe, é necessário acessar os sites do Detran ou da Secretaria de Estado da Fazenda em cada local. É necessário ter duas informações em mãos: a placa do automóvel e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
Qual o destino da arrecadação do IPVA?
Sendo assim, vinte por cento do valor arrecadado pelo IPVA vai para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o remanescente é repartido 50% (cinquenta por cento) para o estado e a outra metade para o município de registro do veículo.
Ou seja, a quota-parte estadual compõe o orçamento anual e destina-se às diversas áreas de atuação do estado, como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.
Como pagar o IPVA 2023 pela internet
Deste modo, em alguns estados, o IPVA pode ser pago pelo Internet Banking do celular. Instituições financeiras como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander oferecem áreas específicas nos respectivos apps para o cadastro do Renavam do veículo e liberam acesso aos débitos do automóvel.
Além de que, em cada app, o procedimento é similar. Deste modo, acesse a aba de pagamentos e encontre a opção dedicada aos impostos de veículos. Depois, basta informar a placa ou o RENAVAM e concluir a transação com o saldo da conta.
Entretanto, os estados que disponibilizam essa função são: Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Em cada caso, é necessário verificar a lista de bancos autorizados para as operações.
Ou seja, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi são redes que oferecem o recurso para múltiplos estados, enquanto o Banco do Brasil tem maior abrangência nacional. Portanto, no Rio de Janeiro, o pagamento por Internet Banking é feito apenas pelo Bradesco.
Visto que, os Bancos estaduais também possuem suporte em seus respectivos estados de atuação: Banestado, no Espírito Santo; Banrisul, no Rio Grande do Sul, e o BESC, em Santa Catarina, são exemplos.
Quer saber mais dicas sobre finanças? Entre em nossa seção Finanças e fique por dentro de tudo!