O Aplicativo FGTS, ou seja Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, tem como intuito cuidar do trabalhador quanto é demitido sem justa causa e que possua uma conta ligada ao contrato de trabalho. O empregador realiza depósito de 8% do salário na contas da Caixa para seus empregador, todo começo de cada mês.
Desta forma, o FGTS nada mais é do que a quantidade total de valores que foram depositados todos os meses, concluindo-se que em certos casos, os empregados possam dispor desse valor total que é depositado.
Sendo criado como uma maneira de auxiliar o trabalhador de baixa renda a ter em mãos um dinheiro disponível em momentos especiais ou em situações de dificuldades, considerada como demissão sem justa causa ou doenças graves. Além, também de ser liberado para aquisição, construção, liquidação ou pagamento de dívidas vinculadas à moradia.
Entretanto, também tem atuação em obras de saneamento e de infraestrutura voltado a melhoria na qualidade de vida, com água potável, coleta e tratamento de esgoto.
(Imagem: Entre Chiquetines)
COMO FOI CRIADO?
Criado pelo Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966 com vigência a partir de 01 de janeiro de 1967, o FGTS preza pelo trabalhador demitido sem justa causa. E consequentemente ele possui conta vinculada e aberta à partir do primeiro depósito realizado.
COMO POSSO CONSULTAR O MEU FGTS?
Através do aplicativo FGTS é possível consultar o saldo com extrema facilidade, além de que ficou simples e rápida a transferência do saldo FGTS para outro banco, sendo necessário apenas alguns documentos para realizar o cadastro e uma senha para acessar o NIS.
1: Acesse a loja Google Play ou App Store e realize a instalação do aplicativo do FGTS. Quando aberto pela primeira vez, clique na opção “Para o trabalhador”;
2: Se não possui senha do FGTS online, clique em “Primeiro acesso”, leia atentamente os termos de uso e pressione em “Aceitar”;
3: Informe seu número do NIS, clique em “Continuar”. Preencha os dados solicitados, e pressione em “Próximo”;
4. Defina a senha que será utilizada para o acesso do seu FGTS.
5. Abra o app do FGTS novamente e escolha a opção “Para o trabalhador”. Use seu NIS e senha definida anteriormente. Caso necessário, faça a confirmação de seu endereço.
Pronto, o saldo agora está liberado para visualização, constando logo na tela inicial do aplicativo ou, utilize a opção “Extrato” no menu principal. Finalizado, agora você pode consultar sobre seu saldo do FGTS pelo smartphone.
BAIXE O APLICATIVO
O aplicativo FGTS, está disponível nas plataformas Google Play em dispositivos Android e na App Store em dispositivos iOS.
Pode interessar: Guia Completo: FGTS, O que é e Como Funciona?