Restando apenas mais alguns dias de 2021, é bem provável que você já esteja pensando nas suas metas para 2022, não é mesmo?. Todos nós definimos nossas metas contando que esse novo ano que chega seja melhor do que o ano que passou. Principalmente depois dessa confusão que o mundo todo passou desde 2020.
De qualquer forma, um novo ano traz uma grande oportunidades para repensar nossas vidas. Desse modo, uma boa maneira de aproveitar essa oportunidade é definir suas metas para 2022 e um plano de ação para executá-las. Pois, uma meta sem um plano de ação é apenas um desejo.
Portanto, neste artigo, vamos te ajudar a definir suas metas para 2022 com mais clareza, para que você alcance os seus objetivos com mais facilidade.
Seja específico nas suas metas
Qual é o seu objetivo? o que você deseja alcançar?
Vá direto ao ponto ao responder essas perguntas. Dessa forma você melhora a sua capacidade de se manter focado na sua meta.
Se o seu objetivo é perder peso, definir a sua meta apenas como perder peso é muito vago, seja mais específico. Em primeiro lugar, quanto peso você quer perder?, em quanto tempo você quer perder esse peso?, além disso, o que você tem que fazer para perder esse peso?
Por exemplo:
Eu quero perder 10kg, até o dia 30 de junho de 2022, e entrar naquela roupa que não uso há anos. Para isso, vou fazer exercícios físicos no mínimo três vezes na semana e parar de tomar refrigerante durante a semana.
Percebe a diferença?
Defina uma data limite para concluí-las
Tão importante quanto o foco é a linha de chegada do seu objetivo. É a data limite que você tem para alcançá-lo. Com um prazo definido, você sabe que cada dia que passa, é um dia a menos de progresso. Isso ajuda a evitar que você se disperse das suas metas conforme o tempo passa.
Seja razoável nos seus objetivos
Já falamos sobre a importância de ser específico nas suas metas e nos prazos estipulados. Mas nada disso adianta se for um objetivo impossível de ser realizado. Ou seja, suas metas e prazos devem estar dentro da sua realidade. Seguindo o nosso exemplo, temos 6 meses para perder os 10kg, fazendo as contas, isso dá pouco mais de 1,5kg por mês. Certamente é um objetivo alcançável para a maioria das pessoas.
As metas precisam ser suas
Sejamos honestos, tentar ir atrás dos objetivos de outra pessoa não dá certo. Seu cônjuge pode até desejar que você mude algum aspecto da sua vida. Mas isso nunca vai acontecer a menos que você queira.
Por quê? Porque trabalhar duro para vencer não é para os fracos de coração. É duro. E você não terá o impulso de perseverar se estiver trabalhando em direção a uma meta pela qual não tem paixão.
Escreva as suas metas
Pode parecer besteira, mas suas metas se tornam mais fortes quando você as escreve.
Escolha um lugar que você veja constantemente e escreva as suas metas, juntamente com as etapas necessárias e a data para alcançá-las.
Ver seus objetivos em preto e branco o ajudará a se responsabilizar e acompanhar seu progresso ao longo do caminho.
Além do exemplo que usamos no artigo, você também pode ter metas financeiras. Se esse é o seu caso, aqui no Missão Investimento temos diversos artigos que podem te ajudar a alcançar suas metas.
Saúde financeira – Cinco pontos para melhorar
Como Organizar as Finanças em Família
Dicas financeiras para estudantes
E pra finalizar, tenha em mente que a vida não segue uma linha reta e previsível. Portanto pode acontecer de em algum momento você se desviar do caminho das suas metas. Se isso acontecer, não se sinta um derrotado. Essa é a vida real. Mantenha a cabeça erguida e retome o seu plano, um passo de cada vez. Dessa forma você estará no caminho para grandes mudanças na sua vida.