Como ser patrocinado pela Nike?

Muita gente quer saber como ser patrocinado pela Nike e eu já preciso adiantar que a marca não aceita solicitação de parceria, viu? Todo o processo é feito a partir da motivação dela, não tem como chegar lá e se mostrar e esperar uma resposta. 

Publicidade

A empresa é que vai atrás das pessoas! Ela vê sua relevância, presta atenção no perfil, vê a trajetória e se tiver proximidade com o que acredita e preza, ela mesmo entrará em contato para fazer uma proposta.

Por mais desanimador que isso pareça, não significa que é impossível ou que você não vai conseguir. Sendo atleta ou criador de conteúdo, se for bom no que faz vai acabar sendo notado por ela. 

 

Afinal, como ser patrocinado pela Nike?

Não existe uma receita de bolo para isso, mas depois de ver vídeos de algumas pessoas que conseguiram esse patrocínio e de ler muitos artigos sobre o tema, entendi que existem 5 pontos que são importantes e podem te levar a esse tipo de parceria. 

Se esse é mesmo o seu objetivo, olhe direitinho o que eu trouxe, analise a sua situação e defina o que fazer para ser patrocinado pela marca

 

Veja Também:

Padrão de vida – Ajuste e Economize Dinheiro

1 – Seja um atleta diferencial

A primeira coisa que você precisa lembrar é que estamos falando de uma marca apaixonada por esportes. Por isso, a primeira forma de ser patrocinado pela Nike é sendo um atleta muito bom. 

Tenha certeza que existe um setor da empresa que está sempre atento ao que está acontecendo nesse universo e quando percebem atletas de alto rendimento e com um perfil que tenha a ver com a cultura deles, existe o interesse de fechar parceria. 

Então, se você pratica algum esporte de forma profissional, seja o melhor. Dedique-se muito! Isso significa viver em prol disso, sabe? É um estilo de vida, não conta só o que você faz dentro de uma quadra, campo ou na hora do treino, conta tudo!

 

(Unis)

 

Veja Também:

Reserva de Emergência: O que é, Como fazer, Onde investir

2 – Crie conteúdo de qualidade sobre assuntos ligados à marca

Outra maneira de conseguir o patrocínio da Nike no Brasil é produzindo conteúdo de qualidade sobre temas que sejam de interesse da marca. O pessoal do canal “Desimpedidos” que fala de futebol com humor, por exemplo, é patrocinado por eles. 

A premissa aqui segue a dica anterior. Para prestarem atenção em você é preciso ser muito bom no que faz. Ter um planejamento, pensar em estratégias, se dedicar no tipo de conteúdo que faz e ter consistência.

Só que não vale de nada você criar algo só pensando nisso, hein? É importante que acredite no seu projeto, que tenha amor por ele e trabalhe com dedicação por causa disso. Dessa forma, os patrocínios acontecerão de forma natural quando menos esperar. 

 

3 – Invista em networking

eja você atleta, empresário ou criador de conteúdo, uma das coisas que podem te ajudar demais nesse objetivo é ter um bom networking. Apesar da Nike não aceitar solicitações diretas para parceria, ela presta atenção nas coisas. 

Quanto mais você fizer parte do mundo dela, conhecer pessoas e se tornar relevante, mais chances terá de ser notado. Por isso, vá para eventos, feiras, congressos, participe de fóruns, debates e tudo o que tiver a ver com o nicho esportivo que trabalha. 

Eu sei que isso não é tão fácil para todo mundo, mas assim como qualquer coisa nessa vida, com a prática e um pouco de cara de pau você vai conseguir. 

 

4 – Seja visto 

Uma das formas de ser visto é investindo em networking, como falei, outra é divulgando pesado o seu trabalho, seja você atleta ou não. Conseguir atrair a atenção das pessoas no geral, pode te ajudar muito. 

Minha dica é que tenha um plano de divulgação e criação de conteúdo. Se possível, claro, contrate agentes ou assessores especializados nisso, porque aí o trabalho será feito com muito mais potência e o resultado chegará logo. 

Se não for o seu caso, não tem problema. Com muito estudo (e tem material gratuito na internet), dedicação e trabalho, dá para você ir construindo uma identidade forte no mundo digital e atraindo seguidores. 

Também vale a pena tentar parcerias com influenciadores da sua região, viu? Isso vai te ajudar a ser visto por muita gente ao mesmo tempo, de maneira rápida. 

Quem não é visto, não é lembrado! Não se esqueça dessa frase e divulgue muito o que faz. 

 

5 – Exponha seus números e relevância

Essa aqui é uma dica extra de como ser patrocinado pela Nike. Você vai parar e montar um arquivo que te apresente. É para contar a sua história como atleta ou a história do seu canal ou perfil. 

A ideia é mostrar a sua relevância através de números. Pessoas que querem fechar negócios e parcerias precisam entender se vale ou não a pena investir em você e esses dados vão ajudar bastante. 

Por isso, tenha algo pronto, exato, fácil de ser lido e entendido. Vale a pena expor isso nas suas redes sociais, site e no que mais tiver, viu? Acredite, vai ajudar bastante!

Entenda como funciona o patrocínio da Nike

Para saber quanto custa o patrocínio da Nike e como ele vai funcionar, só no contato direto com a empresa mesmo, porque isso vai variar de acordo com cada situação, entende? 

No geral é feito um contrato com um tempo estabelecido e um valor determinado. Durante esse período o atleta e/ou profissional deverá utilizar a marca em seus trabalhos. Pode ser que seja acordado também como isso será feito e a quantidade de vezes que haverá essa exposição… 

Só que é isso, tudo depende da situação de cada um! O que dá para dizer é que as vantagens de ser patrocinado pela Nike são enormes, não é?  Então, se esse é mesmo o seu objetivo, faça tudo que tiver a seu alcance e tenha paciência. Uma hora as coisas acontecem.

 

Comece a trabalhar!

Apesar de não ser uma regra ou existir uma garantia, tem como ser patrocinado pela Nike seguindo essas dicas. Dependendo do quanto você consiga se destacar, essa parceria pode ser mais rápida do que imagina. 

Esperamos realmente que consiga alcançar esse objetivo e tenha muito sucesso, viu? 

Picture of Laura Ferreira
Laura Ferreira
Sou a Laura Ferreira, consultora financeira certificada. Com mais de 15 anos de experiência no setor financeiro, minha especialidade é o planejamento de aposentadoria, gerenciamento de dívidas e economia de dinheiro.