Conselhos para investidores iniciantes

Todos nós cometemos erros de iniciante em qualquer atividade que estamos aprendendo, nesse artigo vamos dar alguns conselhos que podem ajudar os investidores iniciantes.

Publicidade

A cada ano que passa, mais pessoas percebem a importância de poupar e investir o próprio dinheiro. Muitos investidores iniciantes começaram a investir, seja por meio de uma corretora tradicional ou através de um banco digital. Porém, assim como qualquer atividade, cometemos alguns erros. No mundo dos investimentos, os erros geralmente se enquadram em algumas categorias. Vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas.

 

Não olhe apenas para o curto prazo, investidores iniciantes

Investimentos de valor são investimentos que podem ser carregados por anos. Ao reduzir a perspectiva de tempo dos seus investimentos, eles se tornam apenas especulações. É o desempenho de longo prazo que conta a história completa de um investimento.

Mesmo que você não seja um especialista em analisar empresas e suas ações, ao fazer a sua pesquisa, procure responder três perguntas principais.

  1. Essa empresa tem uma dívida muito grande em relação ao seu patrimônio
  2. Essa empresa é lucrativa? Como ela ganha esse dinheiro?
  3. O produto ou serviço dessa empresa é bem aceito no mercado ou está se tornando obsoleto?

Com a enorme quantidade de informações disponíveis hoje na internet, responder essas perguntas não é uma tarefa complicada. Dessa forma, você já tem um primeiro passo para escolher seus investimentos.

investidores iniciantes
(imagem: Pexels | Tirachard Kumtanom)

Busque o equilíbrio entre diversificação e risco

Concentrar seu capital de investimento em poucas áreas pode aumentar muito o seu risco. Entretanto, o problema oposto é ter seu capital de investimento extremamente diversificado. O que pode causar baixo desempenho com um risco maior que se você apenas investisse seu dinheiro em um índice.

Além disso, se você está investindo há pouco tempo (menos de cinco anos), pode ter experimentado apenas um bom desempenho do mercado. E isso pode torná-lo confiante demais em suas habilidades.

6 Livros sobre Finanças para Ler este ano

 

Investidores iniciantes, evitem pagar comissões e taxas

Com a popularização do mercado financeiro entre as pessoas físicas, as taxas e comissões para negociar ações caíram muito. Com uma rápida pesquisa, você pode encontrar boas corretoras que cobram taxas bem baratas ou até mesmo sem custo. Principalmente para pequenos investidores, evitar custos altos nos seus investimentos é muito importante e pode fazer uma grande diferença no longo prazo.

 

Saiba como suas emoções afetam suas decisões

Se seu coração dispara com o preço de seus investimentos subindo e descendo e você sente uma ansiedade enorme para comprar ou vender uma ação. Então, suas emoções estão te atrapalhando mais do que deveriam. De fato, um sinal claro desse comportamento dos investidores é o giro exagerado da carteira. 

Comprar ações de valor e mantê-las em seu portfólio por anos é um excelente remédio para isso. Dessa forma, você tira as emoções para que você possa se concentrar em possuir investimentos de alta qualidade por um longo período de tempo.

O que você Deveria Saber antes de Investir na Bolsa de Valores

Considerações finais

Investir seu dinheiro não é tão simples quanto o influenciador adolescente fala nas redes sociais, mas também não é uma engenharia aeroespacial. Com estudo e dedicação é plenamente possível aprender o suficiente para gerir o seu próprio capital. Ainda mais com a quantidade de conteúdo voltado para esse assunto atualmente.

Um último conselho. Acima de tudo, nunca se coloque em uma posição que coloque em risco todo o seu capital. Dessa maneira, entre pequenos ganhos e pequenas perdas, você se mantém no mercado enquanto estuda para adquirir mais conhecimento.

Para aprender mais de forma gratuita, confira nossa seção de artigos de Finanças, lá você encontra muito mais conteúdos como esse.

Picture of Ana Silva
Ana Silva
Sou Ana Silva, economista com um Mestrado em Economia e uma paixão por descomplicar o mundo das finanças. Meu objetivo é ajudá-lo a entender investimentos, orçamento pessoal e planejamento financeiro.