Para algumas pessoas, as dificuldades financeiras são devido à falta de dinheiro suficiente para suprir as necessidades mais básicas. Para muitos outros, entretanto, o problema vem de não gastar conscientemente o próprio dinheiro ou de gastar mais dinheiro do que ganham sem a real necessidade.
Aqui no blog temos diversos artigos explicando a importância de ter um orçamento para as suas despesas, tanto pessoais quanto familiares.
Mesmo com um orçamento definido, algumas pessoas ainda sentem dificuldades em cumprir com o teto de gastos estabelecido pois ainda carregam maus hábitos em relação ao dinheiro e não conseguem gastá-lo com sabedoria.
Você pode acompanhá-los clicando nos links abaixo:
Guia Completo: Saiba como Organizar suas Finanças Pessoais e Sair do Vermelho
Como organizar o dinheiro em família
Mas o que significa exatamente gastar conscientemente?
Gastar dinheiro conscientemente significa basicamente obter o melhor aproveitamento do seu dinheiro de acordo com o que é importante para você.
Vamos a um exemplo bem simples relacionado a sua alimentação:
Você costuma comprar sua comida pronta no trabalho, ou pede por aplicativo diariamente? Digamos que o custo médio de cada refeição sua seja de 15 reais. Considerando almoço e janta você tem um gasto de 150 reais na semana ou 600 reais no mês.
Agora pense em como esses 600 reais poderiam ser aproveitados comprando os alimentos em um mercado e preparando por conta própria.
Combine isso com o planejamento das suas refeições e você economizará muito dinheiro. Você também estará ciente de tudo o que está comendo do ponto de vista da saúde, porque você mesmo escolheu e preparou!
Pedir comida também tem suas vantagens como conforto e economia de tempo, mas nesse artigo estamos tratando especificamente sobre a otimização dos seus gastos. Você deve avaliar e encontrar um equilíbrio entre economia financeira e conforto.
(imagem: Unsplash)
Pense nas vantagens e desvantagens que determinado gasto vai te trazer!
De fato, muitas compras são decisões por impulso. Embora isso não seja um problema quando é um chocolate de 1 Real na fila do caixa do supermercado, torna-se um problema para compras maiores.
Antes de comprar algo, pense em como isso o afetará no futuro.
Quanto tempo vai durar? Isso vai comprometer o meu orçamento? O preço a ser pago vale o tempo que vou me beneficiar desse gasto?
Essas são perguntas que a princípio, você pode usar para determinar se algo realmente vale a pena comprar.
Vamos dizer que você tenha separado 300 reais no seu orçamento a fim de gastar com o seu lazer. Onde vale mais a pena gastar esse dinheiro? Em um combo de bebidas em uma festa que vai durar algumas horas ou dividir esse valor em atividades mais baratas todos os finais de semana?
Mais uma vez, você deve encontrar um ponto de equilíbrio entre o gasto e o aproveitamento do dinheiro dentro do seu orçamento.
Aprenda a valorizar a economia em relação aos produtos
Algumas pessoas têm mais facilidade em economizar dinheiro, dessa forma, elas sentem prazer em aumentar sua riqueza. Para outras, dinheiro é algo que é gasto no momento em que chega às suas mãos, como na música: dinheiro na mão é vendaval. E qualquer outra coisa parece uma oportunidade perdida.
Se você se identifica com o segundo grupo, tente adotar uma mentalidade que valorize a economia em relação aos produtos. No final, o dinheiro investido ou economizado quase sempre te trará mais benefícios para a sua vida do que o dinheiro gasto em produtos que se desgastam ou se tornam desinteressantes em pouco tempo.
Leve todos os custos em consideração.
Você acabará pagando muito mais do que o preço em destaque para muitos itens caros.
Não se deixe iludir por pequenas parcelas que cabem no seu bolso. Sempre calcule o valor total que você irá pagar (parcela mensal x número de meses até o pagamento total) em comparação com o valor do preço à vista (muitas vezes com desconto), a fim de descobrir qual é a opção mais barata.
No longo prazo você economiza muito dinheiro simplesmente juntando antes o dinheiro e comprando à vista do que parcelando em 12 ou 24 vezes com juros.
Quer saber mais sobre gastar conscientemente?
Se você leu esse artigo até aqui significa que você está realmente comprometido com esse assunto e está disposto a mudar a sua situação atual.
A FGV – Fundação Getulio Vargas oferece um curso gratuito e 100% online voltado exclusivamente para ensinar você como gastar o seu dinheiro de maneira consciente. Se você está realmente interessado em mudar a forma como você lida com o seu dinheiro, certamente esse é um excelente começo.
Basta clicar no link abaixo, se inscrever e começar a estudar.