Poupar Energia se tornou prioridade para os brasileiros atualmente. Ao ligar a TV ou se deparar com jornais, ultimamente tem notado que a maior parte das notícias é sobre o aumento da conta de luz e tarifas reajustadas da bandeira vermelha sob energia?
Sim, chegamos na metade de 2021 ainda em meio à um período totalmente delicado no setor da saúde e, pior com o país adotando nessa situação novas medidas econômicas que vão impactar seu bolso. No caso, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aumentou em 52% o valor da bandeira vermelha patamar 2, ou seja a taxa passa de R$ 6,24 por 100kWh consumidos pra R$ 9,49 por 100 kWh.
Por conta disso, é tão necessário poupar energia mediante alguns detalhes na sua rotina que talvez, você não esteja dando sua devida atenção. Então, nesse artigo, lhe mostraremos as 05 coisas que fazem você gastar mais energia e que você não sabia.
Pode Interessar: Conta de Luz Aumenta com a criação da Bandeira de Escassez Hídrica
1. POUPAR ENERGIA COM EQUIPAMENTOS NOVOS
Está precisando de um equipamento de eletrodoméstico novo? Uma geladeira, um micro-ondas, uma máquina de lavar roupas, uma TV de última geração, realizou sua compra dos sonhos e agora se tornou um pesadelo, porque a sua conta final de energia está com um valor absurdo.
Nesse caso, dicas super válidas para quem quer um novo equipamento mas não quer obter posteriormente gastos excessivos:
- Primeiramente, verifique se o aparelho consta o selo Procel. Isso significa, que o equipamento com este selo são mais eficientes, devido a uma sequência de testes feitos antes de ser disparado para suas vendas;
- Para obter mais informações específicas sobre cada tipo de equipamento, você pode consultar nas instruções, no manual ou até mesmo na descrição do produto;
- Uma dica extra é: tenha preferência por produtos que sejam selo A.
2. NÃO DAR ACESSO AO LEITURISTA
Afinal, o que faz um leiturista?
O mesmo realiza a leitura e medição do consumo de água, gás e energia elétrica e inspeciona equipamentos para constatar irregularidades. E consequentemente, possui um compromisso mensal e datado em sua conta de energia para a medição.
Ou seja, caso você não esteja presente neste dia em que o leiturista comparecerá em sua residência, ou até mesmo que não ele tenha acesso ao seu relógio, ocorrerá uma média dos seus últimos 12 meses e nessa base é realizada a sua cobrança.
Caso você tenha gastado menos do que foi cobrado nessa fatura atual, você terá uma economia na próxima conta. Ocorrendo da mesma forma caso tenha sido feito um gasto maior, a diferença será paga posteriormente. Então atenção, na data de leitura e garanta que o medidor esteja limpo e visível.
3. MUDANÇA DE TEMPERATURA
Sim, a mudança de temperatura também faz com que você tenha alterações na sua fatura de energia. Mas porque isso acontece?
Pode parecer “bobo”, mas ao ligar seu ar condicionado em um dia mais quente, de acordo com o Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética, o aparelho consome até 10 vezes mais energia que um simples ventilador. E em dias mais frios, ligar o chuveiro no “inverno”, faz com que utiliza-se sua máxima potência, ou seja tanto um quanto o outro podem consumir mais energia do que você imagina.
CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE POUPAR ENERGIA
Para poupar energia em casa, comece por prestar uma atenção especial aos equipamentos e eletrodomésticos. Garanta que não há consumos desnecessários ou comportamentos diários poucos sustentáveis, e esteja pronto para poupar seu bolso.
Gostou desse tipo de conteúdo? No Missão Investimento, você fica por dentro de curiosidades e notícias para seu dia a dia.