Fluxo vital do dinheiro – Você já pensou sobre isso?

Você já parou para pensar como anda o fluxo do dinheiro na sua vida? Você não precisa de um emprego com uma remuneração mais alta ou do prêmio da loteria para melhorar suas finanças pessoais. Para muitas pessoas, uma melhor gestão do dinheiro é tudo o que precisam para reduzir seus gastos, economizar e melhorar sua qualidade de vida. Dessa maneira, economizar com inteligência e atingir metas financeiras que antes pareciam impossíveis.

Publicidade

Mesmo que você sinta que suas finanças estão presas em uma situação ruim, sem saída, há uma série de coisas que você pode fazer para criar uma situação melhor para si mesmo. Aqui estão oito dicas para você começar.

 

Faça as pazes com seu passado

Some todo o dinheiro que você ganhou na vida e, em seguida, some seu patrimônio líquido hoje. Quanto você conseguiu guardar? Quanto você gastou? Para a maioria das pessoas, isso pode ser uma surpresa desagradável. Mas está tudo bem, pois não faz sentido se torturar pelos erros do passado.

 

Descubra seus ganhos e despesas reais

A ideia aqui é que o seu salário real por hora é muito mais baixo do que você pensa. E você pode descobrir da seguinte maneira.

Pegue o valor da sua renda mensal, e subtraia todas as despesas relacionadas ao trabalho como transporte, alimentação. Em seguida, divida isso pelo seu tempo total dedicado ao trabalho, incluindo as horas em que você se prepara em casa e o deslocamento.

O resultado é que você leva para casa muito menos do que pensa e passa muito mais tempo fazendo isso. 

Fluxo do dinheiro
(imagem: Pexels | Lukas)

Crie relatórios mensais para você mesmo

Agora que você já sabe o preço real da sua hora de trabalho, podemos ir para o controle.

Mantenha uma tabela de toda a renda e gastos de cada mês, separados por categorias e converta os números em “horas de vida gastas”.

Dessa forma fica mais fácil perceber se você está ou não desperdiçando o seu dinheiro. Quantas horas de vida custaram aquela caixa de cerveja?

Outro ponto interessante para prestar atenção é no tempo que talvez esteja sendo desperdiçado. Por exemplo: vale mais a pena ir e voltar para o trabalho de Uber ou ônibus? Considere o preço do transporte em horas e some as horas necessárias para concluir o trajeto, bem como, a espera para embarcar. Quantas horas custou cada um?

 

Três perguntas que transformarão  o fluxo financeiro da sua vida:

Para cada uma das categorias que você incluiu no seu relatório, se pergunte:

  • Recebi satisfação em proporção às horas de energia vital gastas?
  • Esta despesa está de acordo com meus objetivos e propósito de vida?
  • Como essas despesas mudariam se eu não tivesse que trabalhar para viver?

 

Observe o saldo final do seu relatório ao longo dos meses

Continue fazendo isso por vários meses, que se transformarão em vários anos. Por certo, a maioria das pessoas começa a ver sua renda crescer à medida que suas despesas encolhem. Pois agora estão aprendendo a gastar de forma mais consciente.

 

Aprenda a valorizar a energia da sua vida minimizando os gastos

De fato, esta é a essência da independência financeira de qualquer pessoa. Aprender a gastar seu dinheiro com eficiência nas coisas que te trazem verdadeira realização, e não gastá-lo todo com futilidades.

 

Otimize o fluxo do dinheiro – Maximize seus ganhos

Adote uma atitude positiva em relação ao seu trabalho e aprecie os ganhos como uma ferramenta que o leva à independência financeira. Procure ganhar mais e não se limite a trabalhar apenas na sua área atual. Imagine que você já está aposentado e pode fazer uma atividade por prazer, dessa forma, um hobby pode muito bem se transformar em uma fonte de renda.

 

Gerencie o seu dinheiro – Mantenha o fluxo em movimento

Controlar o seu saldo de renda e despesas do mês é extremamente importante, gastar com inteligência priorizando a sua satisfação também. Mas tão importante quanto isso é gerenciar o seu patrimônio acumulado ao longo do tempo seguindo essas dicas.

É provável que você já tenha ouvido falar sobre inflação e perda do poder de compra do dinheiro. Portanto você deve separar um tempo também para estudar o que fazer e como investir o seu dinheiro. Hoje em dia você encontra uma quantidade enorme de informações disponíveis de forma gratuita na internet. Sem dúvida, aqui mesmo no Missão Investimento temos diversos artigos tratando do assunto.

 

Dessa forma, recomendamos alguns para que você continue a sua leitura em busca de conhecimento para melhorar a sua vida financeira.

Saúde financeira – Cinco pontos para melhorar

Dicas para Economizar na Compra do Mês

Gestão financeira – Por onde começar?

Como Gastar Conscientemente

Economizar Dinheiro – 4 Aplicativos para te ajudar

Como Organizar as Finanças em Família

 

Essas são atitudes simples que se forem feitas com consistência ao longo dos meses podem mudar a forma como você lida com o dinheiro. A única diferença entre a sua situação atual e a que você deseja é o conhecimento que te falta. Só depende de você!

Picture of Laura Ferreira
Laura Ferreira
Sou a Laura Ferreira, consultora financeira certificada. Com mais de 15 anos de experiência no setor financeiro, minha especialidade é o planejamento de aposentadoria, gerenciamento de dívidas e economia de dinheiro.