Imposto de Renda – Como Parcelar o Saldo Devido

Imposto de Renda é uma declaração de ajuste de contas entre o contribuinte e a Receita Federal. Existe um balanço entre tributos pagos ao longo do ano, de acordo com seus ganhos e gastos. 

Publicidade

Se o Imposto devido é maior que o recolhido, terá um saldo a pagar. Ou se é menor que o recolhido, terá direito a restituição.

 

Vale a pena parcelar o saldo devido no Imposto de Renda?

O programa de Declaração do Imposto de Renda 2022 permite que a pessoa que tem um saldo devido a partir de R$100,00 parcele a sua dívida. É possível parcelar o imposto a pagar em até oito vezes. No entanto, o valor mínimo das parcelas é de R$50,00.

Caso você deseje parcelar o seu saldo devido, você terá que pagar a primeira parcela até o dia 29 de abril, que é quando termina o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda 2022.

Contudo, quem parcela o saldo devido tem que pagar  juros. Portanto, o ideal é que você não parcele o seu saldo devido e pague o valor completo à vista. Os juros poupados vão representar uma economia pro seu bolso.

 

Veja Também:

Organizando suas finanças – Comece por aqui! 

 

Preciso Parcelar meu Saldo Devido no Imposto de Renda, e agora?

Caso você precise parcelar o imposto a pagar, tente fazer poucas prestações, pois, assim, você vai pagar menos juros. Além disso, coloque um lembrete no seu celular no dia do vencimento da parcela, para não correr o risco de esquecer de pagar essa conta.

 

Imposto de Renda
(imagem: Freepik)

 

Como parcelar o Imposto devido?

Se você decidir parcelar o seu saldo devido, você vai precisar seguir o seguinte passo a passo:

  • Acessar o programa de Declaração de Imposto de Renda 2022;
  • Clicar em “Resumo da Declaração” – fica no menu do programa;
  • Selecionar a opção “Cálculo do Imposto”. Na parte inferior desta seção você verá o valor do  “Imposto a Pagar”;
  • Em seguida, escolher a opção “Parcelamento” e selecionar o número de parcelas.

Após finalizar esse processo, é só clicar na opção “imprimir”, selecionar “Darf do IRPF” e imprimir os boletos de cada uma das parcelas. Também é possível escolher a opção de débito automático no próprio programa da Receita Federal. Para isso, basta selecionar essa opção e inserir os seus dados bancários. 

E aí, pronto pra encarar o leão?

Picture of Pedro Martins
Pedro Martins
Comecei minha jornada de investimento aos 18 anos e, ao longo dos anos, construí um portfólio diversificado. Meu objetivo é compartilhar meu conhecimento sobre investimentos, negociação de ações e desenvolvimento de riqueza.