Negociação é uma habilidade financeira abrangente que pode ser aplicada à maioria, se não a todos, os cenários financeiros. Dessa forma, se você fizer isso bem, poderá economizar muito dinheiro no processo de compra de bens e serviços.
Quando se trata de suas finanças pessoais, você provavelmente já está negociando mais do que imagina. No centro da negociação está o compromisso e a cooperação. Portanto, se você e seu cônjuge já discutiram finanças, provavelmente acabaram negociando onde e como gastar.
O poder da negociação
Definir metas financeiras e negociar prioridades com seu dinheiro são sinais saudáveis de que você está intencionalmente procurando economizar onde e quando puder. Assim sendo, as finanças pessoais são uma negociação contínua com você, seus entes queridos e as empresas que competem pelo seu negócio.
Onde a negociação pode ser usada
- Internet e Tv a cabo
As contas de internet e TV a cabo são facilmente negociáveis, principalmente algumas das taxas aleatórias que você verá na sua conta. Algumas operadoras acabam vendendo em um pacote muitos serviços dos quais você não precisa. Avalie o que está incluso na sua conta e o que você realmente utiliza. Assim, uma redução na mensalidade, mesmo que pequena, pode representar um valor significativo ao longo do ano.
- Eletrodomésticos
Frigoríficos, aparelhos de ar condicionado, máquinas de lavar… A maioria das lojas vai cobrir o preço mais baixo se você encontrar o item em outro lugar mais barato. Desse modo, com um pouco de pesquisa e vontade de negociar com um vendedor da loja, você pode conseguir um acordo melhor no item que deseja.
- Seguros
Se você gosta da sua seguradora atual, a princípio, você pode negociar sua taxa no caso de um pagamento à vista para o ano inteiro. Da mesma forma, com um pouco de pesquisa, você pode negociar o valor sabendo quanto outras empresas te oferecem o mesmo serviço.
- Taxas bancárias
Desde a anuidade do cartão de crédito, até as menores taxas cobradas por serviços ou movimentações financeiras na sua conta corrente. Saiba quais são para poder negociá-los sempre que possível. Atualmente existem diversos bancos digitais que não cobram a maioria das taxas cobradas nos bancos tradicionais.
Conheça os 04 Melhores Bancos Digitais
Onde você não deveria negociar
Negociar é importante e pode te poupar bastante dinheiro ao longo do tempo, porém, às vezes existem algumas situações onde você deveria abrir mão dessa habilidade. Afinal, hoje em dia vemos uma onda de influenciadores da economia que pregam que você deve cortar até o seu cafézinho para ficar rico.
Negociar trocados com pequenos empreendedores é desnecessário. Você pode se sentir satisfeito por ter economizado 2 reais no pastel com suco da barraca da feira. Porém, é provável que esse trocado faça mais falta para o comerciante que passa o dia inteiro ali atrás do seu sustento do que para você. Não seja essa pessoa.
Isso vale para boa parte dos serviços prestados por pequenos empreendedores. Portanto, negocie com grandes empresas, não com quem busca o próprio sustento.
Mercado: Saiba como Economizar na Compra do Mês
Considerações Finais
Negociar com sucesso suas finanças pessoais é uma das coisas mais inteligentes que você pode fazer para economizar mais a cada ano. De fato, é uma conversa entre um consumidor informado e um fornecedor de um serviço ou bem. E quanto mais conhecimento você tiver, mais eficaz será na negociação.