O Nubank nasceu com uma missão: acabar com a complexidade do sistema financeiro e devolver às pessoas o controle sobre seu dinheiro. Desde sempre, havia a certeza de que era possível criar uma instituição financeira a favor das pessoas.
Agora, chegou o momento de realizar o seu IPO, a entrada oficial da empresa na Bolsa de Valores.
A Nu Invest, plataforma 100% focada em investimentos do Nubank, é a corretora responsável pela distribuição de BDRs do banco na Bolsa de Valores – os títulos que representam ações do Nu aqui no Brasil.
Leia também: Nu Invest – Invista com Taxa Zero
(Imagem: Google- Images)
O QUE É UM IPO? E COMO FUNCIONA?
IPO é a sigla para Initial Public Offering (ou oferta pública inicial, em português). De forma simplificada, é o processo para uma empresa entrar na Bolsa de Valores.
Entrar na Bolsa significa que a empresa passa a ser uma companhia de capital aberto, com ações que podem ser compradas e vendidas por investidores. Quem compra ações (ou seja, investe) se torna sócio da empresa, ou seu acionista. Em outras palavras: ao fazer IPO, o Nubank está ofertando parte do seu capital para novos investidores.
.
POR QUE O NUBANK FARÁ O IPO
Fazer o IPO é uma forma de ampliar ainda mais a atuação e o impacto na vida dos clientes, através da captação de recursos de novos investidores. Em outras palavras, o banco vai vender pequenos pedaços da empresa para quem tenha interesse em se tornar investidor.
Ao entrar na Bolsa de Valores, o Nubank está abrindo parte do seu capital para que novos investidores se tornem acionistas. Isso pode viabilizar projetos para tornar o Nu cada vez mais completo.
QUAIS AS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES E NOMENCLATURAS DO IPO
Existem diversas instituições e nomenclaturas específicas do IPO, entenda abaixo:
- Nu Holdings Ltd.: É a empresa-mãe dos vários outros Nus (Nubank Brasil, Nu Colômbia, Nu México, Nu Invest…). O IPO é, na verdade, o IPO da Nu Holdings;
- Nu Invest: Nu Invest é a corretora responsável pela distribuição dos produtos do Nubank negociados na Bolsa de Valores;
- NYSE: sigla para New York Stock Exchange, é a Bolsa de Valores de Nova York, onde a Nu Holdings vai abrir seu capital. Isso significa que, nos Estados Unidos, as ações serão compradas e vendidas na NYSE;
- B3: é a Bolsa de Valores brasileira, onde será possível negociar as BDR’s das ações disponíveis.
NUSÓCIOS: O QUE O NUBANK VAI OFERECER AOS CLIENTES?
É sobre convidar as pessoas a virarem sócias do Nu. Ele é uma chance de entrar no universo da Bolsa de Valores com a pontinha do pé, sem ter que desembolsar nada por isso. E, a partir daí, entender mais sobre investimentos como um todo.
Essa iniciativa tem o potencial de multiplicar em dezenas de vezes o número de brasileiros com acesso à Bolsa de Valores.
Nestes 12 meses, a intenção é que as pessoas consumam os conteúdos financeiros do Nu, se familiarizem com o mundo de investimentos e que possam, com todas as informações disponíveis, tomar as melhores decisões para o seu futuro.
O convite será oferecido pelo aplicativo do Nubank, basta seguir as instruções por lá a partir de 9 de novembro.
O QUE MUDA NO NUBANK DEPOIS DO IPO?
O que muda com o IPO é que o Nubank agora se torna uma empresa de capital aberto, com ações e BDRs negociados na Bolsa de Valores. Isso significa que existem novas regulações que devem ser cumpridas.
Para os clientes, nada muda. O Nu vai continuar oferecendo produtos e serviços que ajudem no dia a dia financeiro das pessoas, sem tarifas abusivas e com excelente atendimento.
COMO INVESTIR NO IPO DO NUBANK
O IPO do Nubank está previsto para acontecer no início de dezembro de 2021: ou seja, a partir deste momento, o Nu estará oficialmente na Bolsa de Valores.
Antes disso acontecer, existe um período de reserva. Este é o momento em que as pessoas que desejarem investir no IPO do Nubank podem informar quanto dinheiro querem aplicar.
É importante ressaltar que, o ticker do Nubank na NYSE é NU, já na B3, o ticker do BDR do Nubank é NUBR33.
Quer mais sobre o mundo financeiro? Acesse nossas categorias de Curiosidades, Notícias e Finanças!