O Notion é um aplicativo de produtividade focado na organização de tarefas e no trabalho colaborativo em projetos. Com um funcionamento parecido com o Trello, o Notion tem uma interface baseada em quadros e blocos para gerenciar e acompanhar o desenvolvimento das atividades.
Visto que, o aplicativo pode ser utilizado na versão gratuita para organização pessoal ou em pequeno grupo. Para uso profissional e em empresas, é preciso assinar um plano mensal (a partir de US$ 8).
Ou seja, o Notion tem versões para desktop (Windows | macOS), dispositivos móveis (Android | iOS) e também pode ser acessado pelo site em notion.so.
Veja Também:
O que é e como funciona o Notion
Contudo, o aplicativo Notion combina recursos de organização, produtividade e gerenciamento de tarefas que podem ser adaptados para diferentes objetivos — seja para uso pessoal ou profissional.
Sendo assim, a interface do aplicativo — formada por blocos (ou cartões), quadros e cronogramas — facilita a gestão de projetos, a criação de documentos e a estruturação de processos e fluxos de trabalho.
As ferramentas do Notion incluem propriedades que ajudam a orientar as atividades dentro dos projetos com campos para datas e prazos, responsáveis e colaboradores, além de indicadores de prioridade, progresso e status.
Ou seja, os blocos do Notion, é possível adicionar arquivos, mídias, listas, modelos de reuniões e sprints, links e e-mails. Portanto, a ferramenta se conecta também com aplicativos externos como Google Drive, Figma e GitHub.
Veja Também:
Para que serve o Notion
Deste modo, a versatilidade do Notion como aplicativo de produtividade pode ser explorada em vários formatos de projetos, documentos e tarefas:
- Gestão de trabalho;
- Gerenciamento de projetos;
- Gerenciamento de equipes;
- Documentação de processos;
- Listas de afazeres;
- Planejamento de viagens;
- Planejamento de estudos;
- Organização de rotina;
- Controle financeiro;
- Controle de metas;
- Organização de biblioteca pessoal de livros e jogos;
- Calendário de atividades.
Visto que, no menu principal, você encontra uma relação de modelos para utilizar ou inspirar o seu projeto. Em resumo, há sugestões para estilo de vida, estudos, gerenciamento de projetos, design, marketing, vendas e recursos humanos.
Quais são os recursos do Notion?
Contudo, você pode explorar os recursos mesmo no plano gratuito, a partir do conhecimento de algumas características do aplicativo:
- Blocos: crie blocos com conteúdo em diversos formatos e arraste pelo quadro;
- Propriedades: defina propriedades como datas, tags, fórmulas e seleção para orientar a atividade;
- Páginas: crie páginas e defina hierarquias entre elas para organizar processos;
- Modelos: utilize os modelos oferecidos para aprimorar seus projetos;
- Colaboração: o Notion permite o trabalho simultâneo de colaboradores dentro de projetos, com atualização em tempo real;
- Vínculos: Em seguida, relacione blocos, quadros, páginas e cronogramas para criar sistema de informações, fluxos de trabalho e referências cruzadas;
- Extensões e integrações: contudo, conecte com Google Drive, GitHub e Figma ou utilize a extensão Notion Web Clipper para salvar conteúdos da internet no aplicativo.
Em resumo, é uma ferramenta com amplos recursos e que pode ser personalizada às suas necessidades. Ou seja, entre os aplicativos similares de produtividade estão: Asana, Trello, ClickUp e o Microsoft Loop.
Continue acompanhando artigos como este em nossa seção “Aplicativos”.