Você já ouviu falar nos benefícios sociais e como são importantes para auxiliar na qualidade de vida dos cidadãos brasileiros?
Existem alguns benefícios sociais que são oferecidos às famílias brasileiras de baixa renda para melhorar a qualidade de vida desses cidadãos. Há também pagamentos oferecidos a trabalhadores de carteira assinada e houve ainda, em 2020, alguns auxílios com vistas a minimizar a crise financeira ocasionada pelo novo coronavírus.
O que são benefícios sociais?
De certo, os benefícios sociais são meios utilizados pelas empresas e pelo governo para facilitar e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. Ou seja, estes benefícios podem ser destinados tanto aos trabalhadores quanto às famílias brasileiras de baixa renda ou que estejam em situação de vulnerabilidade social.
Em resumo, servem para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, minimizar crises financeiras e melhorar a economia do país e podem trazer melhorias significativas em conjunto, de acordo com as necessidades e objetivos de todos, tanto empresa quanto trabalhador. Além disso, as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade encontram nos benefícios sociais a possibilidade de não passarem privações quanto às necessidades básicas e, principalmente, de ter acesso aos alimentos.
Veja Também:
Quais são os benefícios sociais disponíveis?
Com certeza você já ouviu falar ou recebeu algum dos benefícios sociais disponíveis. Confira a seguir quais são eles:
FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um fundo formado por depósitos mensais feitos pelas empresas aos seus empregados, com o objetivo de criar uma reserva de dinheiro.
Contudo, o valor depositado no fundo corresponde a 8% do salário bruto do trabalhador. Caso o trabalhador seja demitido sem justa causa, é possível que ele saque os valores. Porém, se o motivo da demissão for outro, é preciso se enquadrar em alguns requisitos para fazer os saques.
13º salário
O 13º salário é um valor extra que o trabalhador de carteira assinada recebe ao final do ano, de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante aquele ano. Visto que, se o trabalhador tiver mantido vínculo empregatício durante os 12 meses do ano, o 13º será o mesmo valor correspondente ao salário dele.
Veja Também:
PIS
O Programa de Integração Social (PIS) criado em 1970 está ativo até hoje no país, é um cadastro com numeração única feito pelas empresas assim que o cidadão inicia em seu primeiro emprego. Portanto, por meio do PIS é possível que o trabalhador tenha direito ao abono salarial todos os anos.
Carteira do Idoso
Com a carteira do idoso, pessoas com mais de 60 anos e com renda individual igual ou inferior a 2 salários mínimos, podem garantir acesso a transporte interestadual gratuito ou desconto de 50% no valor das passagens.
Auxílio Brasil
O Auxílio Brasil é o novo programa de transferência de renda direta e indireta às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza em todo Brasil. Uma vez que, o programa foi lançado para substituir o Bolsa Família e, além da transferência de renda, engloba várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação e emprego.
Como saber se tenho direito a algum benefício social?
Se você trabalha de carteira assinada, há os benefícios que são concedidos por lei, e todas as empresas são obrigadas a oferecer, como por exemplo: 13º salário, PIS, FGTS, entre outros.
Já quem tem baixa renda e deseja saber se possui direito a algum benefício social, deve se informar sobre os requisitos de cada e estar com o Cadastro Único ativo e atualizado no CRAS.
Além disso, por meio do aplicativo do FGTS é possível fazer a consulta do saldo do fundo de garantia e obter outras informações, como saques e extratos disponíveis. Nos acompanhe e continue com as principais artigos em nossa seção Benefícios.