O que você Deveria Saber antes de Investir na Bolsa de Valores

Você já deve ter ouvido falar sobre investimento em ações, fundos imobiliários, CBD’s ou até mesmo em day trading. Esses são assunto que vem atraindo cada vez mais atenção dos brasileiros. O número de CPFs cadastrados na bolsa de valores chegou a marca de 3,2 milhões em dezembro de 2020, praticamente dobrando a quantidade de investidores se comparado a dezembro de 2019

Publicidade

Investir na bolsa de valores pode te ajudar a ganhar muito dinheiro, mas, ao mesmo tempo, pode te causar um grande prejuízo caso invista seu capital aleatoriamente ou seguindo alguma “dica quente” de um guru na internet. (geralmente eles tem fotos dirigindo um Porsche)

A bolsa de valores não é um casino, mas pode se tornar, dependendo da sua atitude. Portanto, aqui estão algumas coisas que você deveria saber antes de investir seu suado salário no mercado financeiro.

 

1. Não pule de cabeça sem saber a profundidade da água

Nunca invista seu dinheiro na bolsa de valores só porque seu vizinho, seu primo ou seu colega de trabalho estão fazendo isso. Você vai colocar seu dinheiro em risco sem saber o que está fazendo e provavelmente seu vizinho também não sabe.

O mercado financeiro pode ser extremamente volátil a depender de algumas circunstâncias. Isso significa que você pode ganhar dinheiro muito rápido como também perder dinheiro na mesma velocidade.

Dito isso, invista sempre baseado nas suas próprias convicções, assumindo as consequências dos seus erros (e aprendendo com eles), e o mérito dos seus acertos.

Caso você não tenha bem claro o porquê de algum investimento é um sinal de que você ainda precisa buscar algum conhecimento antes de colocar seu dinheiro em jogo.

 

Bolsa de Valores

Imagem: (Unsplash)

 

2. A diversificação te protege

Para um iniciante, nunca é uma boa ideia colocar todo o seu dinheiro em apenas uma única ação. Se essa empresa não tiver um bom desempenho, você pode perder uma boa parte do seu capital.

Nesse caso é melhor dividir seu dinheiro e investir em algumas ações de setores diferentes, montando um portfólio mais diversificado. Isso reduz o risco de perder muito dinheiro caso uma das ações sofra uma desvalorização em relação ao seu preço de compra.

Fundos de investimento podem ser uma boa opção nesse caso, alguns fundos são bem diversificados e te poupam o trabalho de estudar cada empresa individualmente (pagando uma taxa de administração por isso). Mesmo assim, é importante saber se a estratégia do gestor é compatível com o seu perfil de investidor.

Tenha em mente que, investir mensalmente uma pequena quantia visando o longo prazo em um portfólio diversificado, é melhor que gastar toda a sua energia atrás de uma “grande tacada”.

 

3. Nunca arrisque o leite das crianças

Você já deve ter ouvido falar isso alguma vez, não invista um dinheiro que você não está disposto a perder. Obviamente ninguém quer perder dinheiro, mas falando em renda variável essa sempre é uma possibilidade, nunca se esqueça disso.

Como dito anteriormente, o jogo aqui é de longo prazo, dificilmente você vai conseguir um tiro certeiro e dobrar ou triplicar o dinheiro que você tem para pagar o aluguel no final do mês. Pelo contrário, estatisticamente é mais provável que você perca tudo e entre em desespero, infelizmente sobram histórias desse tipo no mercado financeiro.

Antes de pensar em investir em renda variável, se dedique em formar a sua reserva de emergência, idealmente de 6 a 12 vezes o valor do seu custo de vida mensal. Só depois de feita a reserva de emergência você deveria começar a aportar mensalmente como dito no tópico anterior.

 

4. Na Bolsa de Valores, a ganância pode te quebrar

As duas emoções predominantes no mercado financeiro são o medo e a ganância. Enquanto uma te impede de tomar uma atitude, mesmo que bem fundamentada, a outra te deixa cego para os problemas mais óbvios dentro do mercado.

Essas emoções são inerentes ao ser humano, e o mercado financeiro é composto de pessoas, ou seja, podemos dizer de certa maneira que o medo e a ganância influenciam a direção do mercado, mesmo os algoritmos de negociação são em última instância programados por humanos.

Ao mesmo tempo que isso pode ser terrível para o iniciante, o investidor mais experiente pode encontrar nesses momentos excelentes oportunidades. Mas não se engane, essa sensibilidade só aparece depois de muitos anos de experiência e mesmo esses investidores podem cometer erros de iniciantes caso não estejam atentos.

O mais importante aqui é gerenciar o seu risco de tal forma que os seus erros não te levem a falência, porque é certo que você irá cometer alguns ao longo da sua jornada com investidor.

 

Concluindo

O fator mais importante para o seu sucesso dentro da bolsa de valores é a busca por conhecimento, tanto técnico quanto emocional. Se você leu até aqui e está disposto a seguir por esse caminho, já evitará boa parte dos erros que os investidores de primeira viagem cometem. Existem livros que abordam esses temas com muito mais profundidade, nunca pense que você já sabe tudo, o mercado é um aprendizado constante.

Leia mais artigos como este para se manter informado na nossa seção Finanças.

Picture of Laura Ferreira
Laura Ferreira
Sou a Laura Ferreira, consultora financeira certificada. Com mais de 15 anos de experiência no setor financeiro, minha especialidade é o planejamento de aposentadoria, gerenciamento de dívidas e economia de dinheiro.