Você conhece alguém que trabalha como freelancer?
Você também pode desenvolver as habilidades necessárias para ser um freelancer bem remunerado e de sucesso, que além de uma renda complementar, pode ser até seu trabalho fixo e isso é extraordinário.
Sem dúvida a maior vantagem de trabalhar como freelancer seja em um escritório ou home office, é fazer o seu próprio horário, além de outras facilidades presentes no dia a dia, só que, existem alguns erros que podem piorar a sua produtividade e consequentemente o seu resultado, leia até o final para entender melhor.
Essa tal modalidade de trabalho freelancer, possui um aumento significativo nos últimos anos, seja por causa da pandemia, ou, acesso a tecnologias e mudanças de padrões de vida onde a população em geral se adaptaram a esse “novo normal”, seja por vendas online ou oportunidades de emprego criadas através de funções e cargos disponibilizados principalmente no mercado digital.
Imagem: (Pexels)
O que é um freelancer?
Freelancer, este termo tem como significado um trabalho profissional executado de maneira 100% autônoma, com a demanda crescente em diversas áreas presta diversos serviços para uma variedade proporcionalmente grande de clientes. E então, ao finalizar a execução de um serviço/trabalho, qualquer vínculo com o terceiro acaba, não possuindo assim mais nenhuma obrigação além da acordada para com o cliente.
Vale a ressalva, de que existem plataformas online fabulosas que auxiliam todos freelancers na atualidade, uma delas é o ”Workana” por exemplo, onde o freelancer interessado em oferecer serviços pode criar uma conta, destacar as suas melhores habilidades, e colocar o seu preço baseando-se em seu valor por hora de trabalho, aguardando o contato de potenciais clientes interessados em tais habilidades.
Todas as plataformas principalmente a citada anteriormente são bem feitas e tem seus termos explícitos e de fácil acesso e compreensão, mas como em quase tudo na vida o começo é ligeiramente mais difícil, com poucos serviços disponíveis. O Freelancer aprendendo utilizar a plataforma de maneira mais fluída, pode ter como o freelance sua renda fixa ao invés de uma renda extra.
Como trabalhar como Freelancer?
No início você precisará de muita paciência e esforço, sempre tomando um cuidado excepcional com o cadastro na plataforma que for utilizar para realizar os trabalhos, por ser o seu “cartão de visita” para possíveis clientes que visualizarão seu perfil nas plataformas para então finalizar a contratação de seus serviços. Faça o cadastro com a maior atenção possível!
Dica: deixe o seu cadastro ativo com estratégias que atraiam os clientes mentalmente através de gatilhos mentais, convertendo boa parte dos potenciais clientes que entram em seu perfil, realmente dedique a maior parte do tempo que você tem disponível na geração minuciosa da sua apresentação nas plataformas de freelancer.
Lembre-se de ter um portfólio visualmente atraente, a sua experiência conta e muito no valor final que você pode cobrar dos clientes, além de que, a descrição é crucial, explanando o que você realmente faz bem é o caminho de preferência somado a alguns gatilhos mentais para ajudar na taxa de conversão em clientes.
Como calcular valores?
Este é talvez o fator crucial, onde quase todos que iniciam possuem muitas dúvidas, quanto cobro no final do meu projeto e ou trabalho? Faça sempre uma pesquisa de mercado no qual você pretende adentrar e procure fazer uma precificação competitiva e equilibrada.
Não coloque seu valor de serviço baixo demais, para não gerar desconfiança em quem analisa seu perfil, a chave aqui é deixar sempre a remuneração almejada na média do seu nicho de atuação, e trabalhar com a faixa de preços um pouco abaixo de outros com mais experiência para então conseguir fechar com seus primeiros clientes.
Outra dica é começar com os planos gratuitos e depois migrar para planos pagos que contém benefícios e funcionalidades com você mais por dentro de como funcionam as plataformas, seus pagamentos e a partir do momento em que ganhar dinheiro na plataforma você possa assinar um plano pago. Analise e escolha a melhor opção para você!
Quais são as plataformas de Freelancer
O mais importante antes de iniciar os seus trabalhos em plataformas de freelance, é necessário buscar a melhor plataforma. Logo abaixo temos uma lista com as principais plataformas do mercado atual, faça uma pesquisa e escolha a que você mais identifica como melhor para seu nicho de atuação e qual mais se encaixa ao seu perfil de trabalho, além de benefícios.
- Vinte conto
- 99freelas
- Vinte pila
- Workana
É válido conferir as plataformas existentes de freelancer, pois existem muitas diferenças em planos pagos, e até mesmo em planos free. Sempre verifique qual atende ou continua atendendo às suas expectativas e necessidades.
As Plataformas e os serviços mais buscados e oferecidos
Há uma imensa variedade e quantidade de serviços oferecidos em plataformas de freelancer, mas, as mais oferecidas são em: design gráfico, webdesign, UI/UX design, Social Media, edição de áudio e vídeo, redação de artigos, revisão ortográfica, tradução de idiomas e afins.
Se você já tem uma dessas habilidades, já poderia faturar uma graninha extra, através destas plataformas freelancers, por isso, pesquise e entenda como funciona cada uma das plataformas. Caso você ainda não saiba por onde começar em algum dos nichos citados, procure o que mais lhe agrada e estude com vídeo aulas e conteúdos gratuitos na internet
Quer mais dicas como essa? Ou entender os aplicativos mais baixados do momento?
Acesse a nossa categoria de aplicativos. Boa sorte!