Pai Rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki é um livro essencial para qualquer pessoa interessada em melhorar sua vida financeira. Publicado pela primeira vez em 1997, o livro já foi traduzido para dezenas de idiomas, sendo assim um dos livros mais importantes sobre o tema.
Kiyosaki aborda principalmente a maneira como as pessoas utilizam o dinheiro como uma ferramenta para o desenvolvimento da riqueza. Dessa forma ele destrói alguns mitos relacionados ao acúmulo de riquezas. Como por exemplo, o mito que para ser rico, você precisa ter nascido rico.
Pai Rico, Pai Pobre – Introdução
Kiyosaki começa o livro contando como ele teve dois pais que influenciaram sua vida financeira quando ele era jovem.
O pai pobre era seu pai biológico, um homem muito inteligente e acima de tudo muito bem educado. Dessa forma, ele acreditava que estudar muito e tirar boas notas para encontrar um emprego bem remunerado era o caminho certo a seguir. No entanto, apesar dessas qualidades aparentemente positivas, o pai pobre não se saiu bem financeiramente.
Por outro lado, Kiyosaki também era influenciado pelo seu pai rico, que era pai do seu melhor amigo. Assim como seu pai pobre, o pai rico também tinha uma ética de estudos e trabalho para a vida. Entretanto, o pai rico também acreditava na educação financeira, aprendendo como o dinheiro funcionava e como fazer ele trabalhar para si mesmo. Desse modo, mesmo tendo abandonado os estudos na oitava série, acabou se tornando milionário.
Assim, no decorrer do livro, Kiyosaki descreve a partir de seu ponto de vista como um pai fez dinheiro e os erros que o outro cometeu.
Vale a pena ler Pai Rico, Pai Pobre?
Com toda certeza é uma leitura recomendada. Ainda que o livro não traga uma abordagem precisa, com respostas prontas, ele fornece uma excelente estrutura para criar seus próprios objetivos.
Dessa forma, o grande objetivo do livro é te motivar a desenvolver seu próprio caminho único para a liberdade financeira.
Veja Também
Os Segredos da mente milionária – Resumo do Livro
Decisões Financeira – Quais você está tomando?
Considerações Finais
Pai Rico, Pai Pobre é um livro de leitura fácil e simples, posto que, não contém termos complicados para o público em geral. Certamente é uma leitura recomendada para todos que desejam entender mais sobre finanças pessoais.