Por que Barbie se tornou um fenômeno antes mesmo da estreia?

O live-action da Barbie ainda nem chegou aos cinemas, mas já é considerado um dos grandes sucessos de 2023. O longa estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling já é a maior pré-venda de ingressos do ano pelo site Ingresso.com, superando em 166% as expectativas.

Publicidade

E isso é só mais um motivo para a Warner Bros. comemorar, já que o estúdio responsável pelo filme confirmou que a produção já se tornou a maior pré-venda que a empresa já teve em toda sua história no Brasil.

Todo esse sucesso se deve principalmente à divulgação intensa que vem acontecendo desde o lançamento do primeiro teaser, disponibilizado em dezembro de 2022. Neste caso, o público foi bombardeado com publicidades, roupas, exposições e até comidas que fazem referência à boneca de plástico lançada na década de 1950. A onda rosa já tomou conta do mundo.

 

Veja Também:

O estilo Barbie Core

Mas só o marketing pesado da Warner não justifica todo esse frenesi em torno do lançamentodo filme. Outro ponto que contribui para o sucesso (e que também pegou carona nele) é a tendência Barbie Core, que é baseada em roupas, penteados, sapatos, bolsas, acessórios e tudo mais que remeta à boneca. Basta você ir a qualquer shopping para ver isso na prática.

O termo teve um aumento de buscas no Google no final de 2022, justamente na época em que o primeiro teaser foi lançado. E, em julho de 2023, as pesquisas por ele voltaram a subir. Outras palavras buscadas são cor-de-rosa, Barbie Filme e look Barbie.

Por que Barbie se tornou um fenômeno antes mesmo da estreia?
(Imagem: Google)

Basicamente, todas as marcas lançaram produtos relacionados à personagem. Marcas como GAP, C&A e Riachuelo apostaram coleções limitadas e licenciadas pela Mattel, enquanto outras empresas foram por um caminho mais econômico que, embora não seja oficial, manteve o rosa sempre em destaque. Para onde quer que você olhe, o estilo da boneca está em evidência. Ao longo dos últimos meses Barbie se tornou uma força onipresente.

Veja Também:

Trilha Sonora

As canções que embalam a trama do live-action também chamaram a atenção do público. O Barbie The Album traz nomes como Ava Max, Nicki Minaj, Karol G e até Dua Lipa, que aparece com a sua a Dance the Night. São nomes muito populares da música pop e que, graças a todo barulho causado pelo filme, ficaram ainda mais evidência. E é uma máquina que se retroalimenta: quanto mais as canções tocam, mais Barbie segue no topo do interesse do público e isso faz com que as músicas sigam como hits.

Outro nome forte na trilha sonora é de Billie Eilish, que canta What Was I Made For, música produzida junto com Finneas O’Connell. A canção foi lançada no dia 13 de julho e rapidamente chegou ao top 10 do Spotify, conquistando mais de 3 milhões de reproduções.

Com uma pegada dramática, a letra fala sobre descobrir que o mundo perfeito não é real, temática que também faz parte do longa. No clipe, a cantora traz o clássico rabo de cavalo da Barbie como penteado.

Nostalgia e relevância da Barbie

Outro ponto mais do que fundamental para explicar a febre Barbie é a nostalgia. Desde que os primeiros trailers foram divulgados, a Warner apostou bastante nas lembranças que muitas mulheres têm com o brinquedo. Lançada em 1959, a boneca esteve presente na infância de muitas pessoas e, por isso, é compreensível a ansiedade do público para vê-la ganhar vida nas telonas pela primeira vez.

 

Quer saber mais dicas como essa? Entre em nossa seção Curiosidades!

Picture of Ana Silva
Ana Silva
Sou Ana Silva, economista com um Mestrado em Economia e uma paixão por descomplicar o mundo das finanças. Meu objetivo é ajudá-lo a entender investimentos, orçamento pessoal e planejamento financeiro.