Saúde financeira – Cinco pontos para melhorar

A saúde financeira é um tópico dentro das finanças pessoais que merece bastante atenção. O termo “finanças pessoais” fala sobre a maneira como você administra seu dinheiro e planeja seu futuro. Assim como todas as suas decisões e atividades que afetam a sua saúde financeira.

Publicidade

Aqui, vamos conversar sobre cinco regras gerais de finanças pessoais que podem te ajudar a atingir seus objetivos financeiros.

 

Os número da sua Saúde Financeira

O dinheiro entra, sai e o salário nunca é o suficiente. Isso é o máximo que muitas pessoas sabem quando se trata das suas finanças. Ao invés de ignorar suas finanças, um pouco de análise dos números pode te ajudar a ter uma visão melhor sobre a sua saúde financeira.

Em primeiro lugar é importante saber calcular o seu patrimônio líquido. Para isso, some todo o dinheiro que você possui e o valor total das suas dívidas. Em seguida subtraia o valor total das dívidas do total de dinheiro guardado. Esse é o seu patrimônio líquido.

Seu patrimônio líquido te mostra como você está financeiramente naquele momento e é normal que o valor flutue com o tempo. Acompanhar seu patrimônio líquido ao longo do tempo permite que você avalie seu progresso.

Igualmente importante é desenvolver um orçamento pessoal ou familiar. Um orçamento bem feito é base para o progresso do seu patrimônio líquido. Existem várias maneiras para montar um orçamento, mas todas envolvem fazer projeções de receitas e despesas.

Leia também: Como Organizar as Finanças em Família

 

Saúde Financeira
(imagem: Pexels)

 

Esteja atento a inflação do seu estilo de vida

A maioria das pessoas vai gastar mais dinheiro se tiver mais dinheiro para gastar. À medida que as pessoas progridem financeiramente e melhoram a sua renda, os seus gastos tendem a aumentar junto.

Mesmo que você tenha a capacidade de pagar pelas novas despesas, essa atitude limita sua capacidade de construir riqueza. E consequentemente de ampliar o seu patrimônio.

Alguns aumentos nas despesas são naturais à medida que você progride profissionalmente. Mas fique atento ao que é realmente necessário e o que é supérfluo na sua vida.

Leia também: 3 maneiras de evitar a inflação do estilo de vida

E isso nos leva ao nosso próximo tópico.

 

Reconhecer necessidades e desejos

Necessidades são coisas que você tem que ter para sobreviver: comida, abrigo, saúde, transporte, uma quantidade razoável de roupas. Por outro lado, desejos são coisas que você gostaria de ter, mas não exige para sobreviver.

Suas necessidades devem ter prioridade máxima em seu orçamento pessoal. Somente depois que suas necessidades forem atendidas, você deve destinar uma pequena parte para os desejos. E é importante que mesmo após os gastos com os seus desejos, ainda sobre algum dinheiro no seu orçamento mensal.

Leia também: Como Gastar Conscientemente

 

Saúde financeira, quanto mais cedo, melhor

É verdade que nunca é tarde demais para começar a economizar para a aposentadoria. Entretanto, quanto antes você começar, maiores são as chances de ter uma melhor situação durante os anos de aposentadoria.

Quando pensamos em juros compostos, o tempo é um fator extremamente importante. Dessa forma, quanto mais tempo os lucros forem reinvestidos, maior será o valor do investimento e maiores serão os lucros.

Quanto mais cedo você começar, mais fácil será alcançar seus objetivos financeiros de longo prazo. Assim, você precisará economizar menos a cada mês e contribuir menos no geral para alcançar a mesma meta no futuro.

Leia Também: O que você Deveria Saber antes de Investir na Bolsa de Valores

 

Reserva de emergência

Uma reserva de emergência é exatamente o que o nome sugere, é um dinheiro reservado com o intuito de suprir as emergências. Ou seja, o objetivo dessa reserva é te ajudar a pagar por coisas que normalmente não estariam no seu orçamento pessoal.

Ela também pode te ajudar a pagar as suas despesas regulares caso você perca a sua fonte de renda principal.

A sua reserva de emergência deve manter de 6 a 12 meses do seu custo de vida. A depender do tamanho das suas responsabilidades financeiras. Além disso, é interessante incluir um aporte mensal à sua reserva no seu orçamento pessoal, no campo das necessidades.

Leia Também: 4 Aplicativos para te ajudar a Economizar Dinheiro

 

As regras de finanças pessoais podem ser ferramentas excelentes para alcançar o sucesso financeiro. No entanto, é importante considerar o quadro geral e criar hábitos que o ajudem a fazer melhores escolhas financeiras, levando a uma melhor saúde financeira.

Picture of Ana Silva
Ana Silva
Sou Ana Silva, economista com um Mestrado em Economia e uma paixão por descomplicar o mundo das finanças. Meu objetivo é ajudá-lo a entender investimentos, orçamento pessoal e planejamento financeiro.