Todo mundo já ouviu falar da Amazon, e boa parte destas pessoas é cliente assíduo da empresa, possivelmente até você.
No entanto, a realidade é que a empresa possui uma história muito diferente, o que acaba gerando curiosidades e mistérios.
E para você que acha que tudo se resume aos produtos mais vendidos na Amazon, segure-se na cadeira. Neste conteúdo, mostrarei a você somente as excentricidades da Amazon, bem como aquelas informações que quase ninguém sabe.
Veja Também:
1. Pensar na Amazon é pensar em tecnologia? Nem sempre foi assim!
Atualmente, o portfólio Amazon é astronômico, e dizer isso não é exagero algum. Você encontra praticamente de tudo em todas as categorias possíveis. Mas um dos diferenciais está na oferta de eletrônicos e equipamentos tecnológicos.
O primeiro fato curioso sobre a empresa, é que o primeiro produto vendido nada tinha a ver com tecnologia, sabia? Tudo bem que lá em 1994, a tecnologia não era lá essas coisas, a empresa estava começando, isso e aquilo.
Sendo assim, o primeiro produto comercializado pela Amazon foi um – rufem os tambores – livro, acredite se quiser. A venda aconteceu em 1995. O livro em questão era intitulado “Fluids Concepts and Creative Analogies: Computer Models of The Fundamental Mechanisms of Thought.
Veja Também:
E pensar que hoje temos os livros digitais que tanto facilitam o nosso dia a dia, né? Ah, mas você também sabe que a empresa foi uma das pioneiras na tecnologia de livros digitais, né?
Me refiro ao leitor digital de livros chamado Kindle, que agitou o mercado editorial em 2007. Um outro destaque fica por conta da Kindle Project Publishing, conhece?
Para encerrar, essa é uma plataforma de autopublicação na qual pessoas comuns podem publicar e comercializar seus livros, muito bacana!
2. Quase ninguém sabe a razão do nome Amazon
Muito se especula quanto à escolha do nome “Amazon”, que significa Amazonas em português. Mas você tem consciência de que esse nome nunca foi a primeira escolha de Jeff Bezos?
Pelo contrário, haviam outros candidatos a tomar a vaga, essa que viria ser a maior empresa em seu mercado. Primeiramente, Bezos cogitou colocar o nome “Cadabra”, que é uma abreviação para “Abracadabra”, aquela palavra mágica, sabe?
Entretanto, quando ele parou para refletir, viu que os clientes poderiam confundir o nome com a palavra “cadáver”. Isso porque a fonética das duas palavras em inglês é parecidíssima.
Mais tarde surgiu o potencial nome “Relentless”, que é traduzido como implacável. Novamente, seu sonho de registrar esse imponente nome logo foi cortado pela raiz, pois, segundo amigos, ficaria pesado demais.
Foi então que Jeff Bezos teve a brilhante ideia de usar “Amazon” em referência ao Rio Amazonas. Afinal, é um dos maiores rios do mundo. Logo, seu sonho se concretizou, visto que a sua Amazon atingiu o patamar global que vemos hoje.
3. É responsável por quase metade das vendas online nos EUA
Aqui no Brasil nós temos a Havan que fatura todos os dias. Já nos Estados Unidos, é a Amazon que puxa a fila no mercado online varejista. Até aí não há tanta curiosidade relevante assim.
Todavia, o que a maioria desconhece é que a empresa representa praticamente 40% de todo o mercado americano. Para se ter ideia, a receita total em 2020 atingiu inacreditáveis 386 bilhões de dólares.
Convertendo na cotação atual do dólar para real, chegamos ao número surreal de 1,93 trilhão de reais. Sim, e por conta disso, a Amazon tem um valor de mercado que passa a casa de 1,6 trilhão de dólares. Nem vou converter mais, dá até tristeza no brasileiro, né?
4. Você utiliza serviços de computação em nuvem?
A computação em nuvem, na nuvem ou cloud computing, é a fundação de praticamente tudo hoje em dia. Você está no celular e toda interação é salva em algum banco de dados na nuvem. “Certo, mas o que tem de curioso nisso?”.
Bem, ao longo dos últimos anos a Amazon desenvolveu a plataforma conhecida como Amazon Web Services (AWS), já ouviu falar? Pois então, a plataforma é uma das maiores provedoras de serviço de computação em nuvem.
Outra curiosidade pouco comentada, é que a plataforma AWS representa mais de 12% da receita da Amazon. Consequentemente, os valores giram em torno de 45 bilhões de dólares.
Daqui em diante, quando sonhar em montar uma empresa de tecnologia você poderá contribuir para o crescimento do “Império Bezos”.
5. Conheça outras gigantes que estão sob o domínio Amazon
Você já ouviu aquela expressão: “quem tem dinheiro, faz dinheiro”? Esse ditado nunca serviu tanto para uma realidade como hoje. Isso porque você viu até agora que a Amazon tem a rede online de varejo e o serviço AWS, né?
No entanto, ela expandiu sua atuação para outras áreas do mercado e, atualmente, é dona de corporações massivas, como:
- Whole Foods Market: rede de hipermercados multinacionais nos EUA.
- Twitch Interactive: serviço de streaming ao vivo, especialmente de jogos de videogame.
- IMDb: base de dados online de informações sobre cinema, TV, música e jogos.
- Prime Video: plataforma de streaming de filmes, seriados, entre outros.
Gostou das curiosidades sobre a Amazon que você não sabe, mas que agora dá para compartilhar com todo mundo? Entre em nossa seção Curiosidades e fique por dentro de tudo!