Economia na Cozinha – Como Evitar o Desperdício

Economia na cozinha é totalmente possível. Afinal, já pensou como o aproveitamento  integral dos alimentos pode ser seu grande aliado para evitar o desperdício? 

Publicidade

Ou seja, realizar as compras com consciência já é algo bom, fazer a utilização consciente de todos os itens que são levados para casa é muito melhor, pois pode te fazer economizar consideravelmente no fim do mês.

 

Economia na Cozinha – 03 Dicas Infalíveis para evitar o desperdício

De certo, mostramos como diminuir gastos com mercado, agora, daremos 3 dicas de como fazer sua compra de mercado valer a pena, economizando na cozinha!

Ou seja, de nada adianta fazer pesquisas de preços, estabelecer um limite de gastos com alimentação, listar as compras, ficar de olho em promoções, e no fim, acabar desperdiçando boa parte dos alimentos no lixo.

Em resumo, se há o desperdício do alimento, sem seu aproveitamento integral isso gera uma imprudência com o meio ambiente e com seu próprio bolso. Compreenda melhor o que é a economia na cozinha e como evitar o desperdício.

 

Veja Também:

Mercado: Saiba como economizar na compra do mês

 

Aproveitamento integral dos alimentos

Há o descarte das cascas da banana ou da batata? E a do maracujá? Isso ocorre sempre que você faz a compra desses alimentos?

Visto que, esse desperdício é mais de 30% daquilo que compra só com esses descartes de cascas, caroços ou partes não convencionais, significa que tem um “peso” na balança.

 

Economia na Cozinha - Como Evitar o Desperdício
(Imagem: Rituaali)

 

Já pensou em fazer uma carne de casca de banana, ou chips da casca da batata? Ou até mesmo um doce com as partes que sobram do maracujá?

O intuito é mudar o olhar em relação às sobras dos alimentos que por rotina fomos condicionados a jogar fora, por não estarmos acostumados a utilizá-los.

 

Veja Também:

Atitudes para economizar em casa que você não sabia

 

Varie um mesmo alimento

Contudo, a intenção é ter criatividade na hora de cozinhar o alimento. Afinal, é normal que tenha um desânimo ao cozinhar ou comer um item que esteja há tempos parado na geladeira, sempre da mesma forma.

Ou seja, com uma mandioquinha, por exemplo, você pode fazer: um refogado, um purê, um creme, um escondidinho, bolinhos, assar com especiarias, chips entre outras ideias.

 

Use o congelador ao seu favor

Sabe a banana que está quase indo embora? Tire as cascas, pique e congele para que num dia quente ela vire um sorvete caseiro ou uma vitamina.


Ou se tem legumes antigos na geladeira, higienize, pique, os passe na água fervente e leve ao congelador. Essas são apenas algumas ideias. Em resumo, otimize seu tempo, energia e ingredientes na hora de pensar sua alimentação.

 

Picture of Pedro Martins
Pedro Martins
Comecei minha jornada de investimento aos 18 anos e, ao longo dos anos, construí um portfólio diversificado. Meu objetivo é compartilhar meu conhecimento sobre investimentos, negociação de ações e desenvolvimento de riqueza.