Como Funciona a Transferência de Dívida?

Muitas pessoas não sabem que a transferência de dívida é possível, principalmente quando as contas apertam e é necessário vender um bem financiado, como seu veículo.

Publicidade

Mas você já pensou como é feita essa operação? Será que ela realmente vale a pena? Preparamos este conteúdo para mostrar como funciona a transferência de dívida, quais as opções existentes no mercado e mostrar se vale a pena. Continue a leitura e confira!

 

O que é transferência de dívida?

De certo, existem dois tipos de transferência de dívida. A primeira delas, nós já conhecemos, é a portabilidade de crédito. Na portabilidade de crédito, é possível realizar a transferência de um empréstimo, pessoal ou consignado, de uma instituição financeira para outra que ofereça melhores condições de contrato.

A segunda transferência de dívida pode ser chamada de transferência de débito, já que transfere para uma outra pessoa a obrigatoriedade de pagamento da dívida. Na maioria das vezes, a transferência de dívida é feita em situações de compra e venda de imóveis e automóveis.

Ou seja, esta operação permite que a pendência financeira seja repassada de titularidade, assim como a obrigação de pagá-la.

 

Veja Também:

Organizando suas finanças – Comece por aqui

 

Como funciona a transferência de dívida?

De maneira geral, a pessoa que possui a dívida oferece o bem para um comprador e, mediante análise de crédito, a transferência é feita.

Entretanto, é preciso ter um pouco de paciência, já que o processo é burocrático. Assim como os financiamentos, a transferência de dívida também passará por etapas. Resumidamente, a transferência de dívida será uma venda e compra entre pessoas, que terá a análise de crédito da empresa que ofereceu o financiamento.

 

Como funciona transferência de dívida?
(Imagem: Pexels | Felicity Tai)

 

Veículo com dívida ativa pode ser transferido?

Contudo, quando falamos de um veículo que está com parcelas atrasadas de seu financiamento, sim, ele pode ser transferido.

Portanto, se você deseja transferir uma dívida e tem dúvidas, já que algumas parcelas estavam atrasadas, não se preocupe, a transferência é feita normalmente. Porém, para veículos que tenham dívidas de IPVA ou multas, será necessário quitar todas as dívidas antes dele ser transferido.

 

Veja Também:

Renda Extra – Como usar e se Livrar das Dívidas

Transferir divida de um banco para outro

Visto que, a transferência de dívida de um banco para outro é conhecida como portabilidade de crédito, no qual há possibilidade de trocar o seu empréstimo atual por um novo com condições mais vantajosas.

Ou seja, a portabilidade é a compra de dívida. Quando você muda seu empréstimo para um outro banco, ele paga seu contrato com a antiga instituição e faz um novo.
Contudo, é importante: Nenhum banco não pode se negar a realizar a portabilidade, seja de empréstimo pessoal ou consignado.

 

Vale a pena comprar uma dívida?

Muitas pessoas acreditam que não vale a pena a compra de uma dívida, afinal, na maioria das vezes, essa dívida vem de um bem que pode ter problemas.

Entretanto, a possibilidade de comprar um imóvel ou veículo em bom estado de conservação e com um valor abaixo do mercado, é a principal vantagem da compra da dívida. O poder de negociar ficará nas mãos de quem vai comprar!

Continue acompanhando todas as informações em nossa seção Finanças.

Picture of Laura Ferreira
Laura Ferreira
Sou a Laura Ferreira, consultora financeira certificada. Com mais de 15 anos de experiência no setor financeiro, minha especialidade é o planejamento de aposentadoria, gerenciamento de dívidas e economia de dinheiro.